O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), recebeu nesta segunda-feira (1º) o deputado Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, em sua casa em Brasília.
Segundo auxiliares, o ex-presidente quis ouvir de Lira quais são as possibilidades de o projeto avançar no plenário da Câmara, levando em conta o poder político que ainda é exercido pelo ex-presidente da casa.
No encontro de uma hora, Lira indicou que a pauta ainda enfrenta resistência entre os líderes da casa. A oposição planeja para os próximos dias uma mobilização para tentar avançar com pautas de interesse do bolsonarismo.
A visita de Lira foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes após solicitação da defesa de Bolsonaro. O gesto ocorreu na véspera do início do julgamento do ex-presidente e de outros sete réus na Primeira Turma do STF, acusados de tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.
Nos próximos dias, parlamentares da oposição devem se reunir para pressionar Hugo Motta a colocar em pauta o projeto de anistia e a PEC que extingue o foro privilegiado, além de insistir na instalação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do abuso de autoridade.
O movimento de Bolsonaro em recorrer a Lira, figura-chave do centrão e aliado importante durante seu governo, mostra, segundo parlamentares, a tentativa do ex-presidente de manter ativa a articulação política mesmo sob prisão domiciliar.
Fonte: CNN Brasil


