Depois de nove meses na ISS, os astronautas que estavam “presos” no espaço voltaram para a Terra. Barry Willmore e Suni Williams, teoricamente, voltariam no dia 12 de junho de 2024. Contudo, a cápsula da Boeing que os levou até a ISS teve problemas com os propulsores e, por conta disso, não foi usada na viagem de volta. Logo, a missão de oito dias se tornou nove meses.
Eles ficaram no espaço durante 286 dias e, agora, Willmore e Williams falaram pela primeira vez a respeito de toda essa saga espacial que foi acompanhada por todos aqui na Terra. Durante uma entrevista para a Fox News, Willmore disse que todos, inclusive ele, eram culpados, até determinado ponto, pelos problemas que aconteceram no voo teste com a cápsula da Boeing que os levou até a ISS.
Astronautas presos no espaço falam sobre missão

O Globo
“Há muitas perguntas que, como comandante, eu não perguntei, então, sou culpado… Admito isso para a nação. Há coisas que eu não perguntei e que eu deveria ter perguntado. Eu não sabia, na época, que precisava perguntar a eles, mas, em retrospectiva… Alguns dos sinais estavam lá. A Boeing é a culpada? Eles são culpados? Claro. A Nasa é a culpada? Eles são culpados? Claro. Todo mundo tem uma parte nisso… Houve algumas deficiências nos testes e nos preparativos que não previmos”, disse ele.
Justamente por causa dos problemas sucessivos, os astronautas ficaram presos no espaço, por nove meses, até que novos tripulantes chegassem para substituí-los e fosse garantida a continuidade das operações. A volta de Willmore e Williams era pra ter acontecido em fevereiro, mas acabou sendo adiada de forma sucessiva até que eles, realmente, retornaram no mês passado.
O caso dos astronautas “presos” no espaço ganhou visibilidade por conta de várias fatores, mas o que muitos podem não saber é que a permanência por mais tempo na ISS não é algo fora do comum. Tanto que, alguns tripulantes já ficaram meses por lá ou até mesmo mais de um ano na estação.
Nesse ponto, Willmore e Williams rebateram as falas de que eles teriam sido abandonados na ISS. “Em certos aspectos, ficamos presos. Em certos aspectos, talvez, estivéssemos isolados. Mas da forma como foi retratado, como se tivéssemos sido esquecidos, isso não aconteceu”, pontuou Willmore.
Ao fim de tudo, a dupla mostrou um entusiasmo grande com a experiência vivida fazendo transmissões da estação, de forma frequente, e falando de forma positiva a respeito da estadia na ISS, mas é claro que eles, também, reconheceram que tudo foi um momento bem difícil.
“Houve momentos em que derramei lágrimas conversando com minha esposa e minhas filhas? Com certeza. Mas encaramos isso como uma oportunidade de crescimento”, concluiu o astronauta.
Fonte: O Globo
Imagens: O Globo
Esse conteúdo Astronautas “presos” no espaço falam pela 1ª vez e apontam culpados foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.