O Instituto Vernáculo de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas e ventos fortes que afetarão diversas regiões do Brasil entre essa sexta-feira (24) e o próximo sábado (25).
O alerta, válido até às 10h deste sábado, abrange o Setentrião, Nordeste e Núcleo-Oeste do país, com expectativa de precipitações de 20 a 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia em algumas áreas. Aliás, os ventos poderão obter velocidades de 40 a 60 km/h.
Entre as regiões afetadas estão partes dos estados de Roraima, Amapá, Rondônia, Tocantins, Pará, Amazonas, Maranhão, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Inmet destaca “grave risco de cortes de vigor elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e até descargas elétricas“.
As autoridades locais alertam para a urgência de precauções, porquê evitar áreas alagadas, não se homiziar sob árvores durante tempestades e estar discreto a possíveis alterações nas condições climáticas.
Áreas afetadas
Setentrião
- Roraima: Sul de Roraima
- Amapá: Setentrião do Amapá e Sul do Amapá
- Rondônia: Leste Rondoniense e Madeira-Guaporé
- Tocantins: Ocidental do Tocantins e Oriental do Tocantins
- Pará: Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Marajó, Sudoeste Paraense e Metropolitana de Belém
- Amazonas: Insignificante Amazonas, Núcleo Amazonense, Sul Amazonense, Setentrião Amazonense e Sudoeste Amazonense
Nordeste
- Maranhão: Oeste Maranhense, Setentrião Maranhense, Leste Maranhense, Núcleo Maranhense e Sul Maranhense
Núcleo-Oeste
- Goiás: Setentrião Goiano, Noroeste Goiano e Sul Goiano
- Mato Grosso do Sul: Pantanais Sul Mato-grossense e Núcleo Setentrião de Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso: Núcleo-Sul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Setentrião Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense e Sudoeste Mato-grossense
Manadeira: CNN Brasil