A cidade de São Paulo tem cerca de 50 estabelecimentos reconhecidos pela prefeitura em razão do valor histórico e da relevância cultural, afetiva e simbólica para a cidade. A lista compila restaurantes, padarias, bares, empórios, pizzarias e confeitarias que se tornaram referências ao longo do tempo.
Desde 2015, estabelecimentos de toda a cidade que são admirados por suas tradições, histórias e contribuições gastronômicas ganham o Selo de Valor Cultural, cedido pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Restaurantes e bares históricos
Entre os endereços que possuem o selo está a Padaria Santa Tereza, considerada a mais antiga do Brasil. Fundada em 1872, ela fica na Praça Dr. João Mendes, no Centro Histórico, e foi construída antes mesmo da Catedral da Sé, erguida entre 1913 e 1954.
A Cantina e Pizzaria Castelões, que comemorou o centenário no ano passado e que é tida como a mais antiga pizzaria do Brasil, é outro estabelecimento na relação. O bar mais antigo de São Paulo também possui o selo: fundado em 1910, o Bar Guanabara fica em uma esquina da Avenida São João, no Vale do Anhagabaú.
Outros nomes de destaque são o Restaurante Carlino, italiano no Largo do Paissandú considerado o mais antigo restaurante em funcionamento da cidade, fundado em 1881; e o Ponto Chic, reduto boêmio aberto em 1922 também no Largo do Paissandú que ganhou fama pelo sanduíche de Bauru.
O Riviera Bar, aberto em 1949; o italiano Jardim di Napoli, famoso pelo polpettone à parmegiana, aberto em 1949; o árabe Almanara, fundado em 1950 no centro; e o Fasano, de 1937, também possuem o Selo de Valor Cultural.
Lista de endereços
O selo é dado com base em uma avaliação técnica do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que considera a relevância do local e a contribuição como referência cultural. Eles podem ser identificados com uma placa e são listados no GeoSampa, mapa digital da cidade.
Segundo a prefeitura, o Conpresp realiza uma nova avaliação a cada cinco anos para verificar se os endereços mantêm os valores que justificaram o selo.
Confira a lista completa de estabelecimentos com o Selo de Valor Cultural da Cidade de São Paulo:
- Padaria Santa Tereza
- Restaurante Carlino
- Padaria Italianinha
- Panificadora 14 de Julho
- Casa da Boia
- A Fidalga
- Bar Guanabara
- Bar/ Botequim Do Hugo
- Cantina e Pizzaria Castelões
- Casa Mascigrande
- Doural
- Empório Syrio
- Mercearia La Romana
- Padaria Basilicata
- Ponto Chic
- Rei do Filet
- Padaria Ana Neri
- Padaria São Domingos
- Casa Godinho
- Padaria Carillo
- Padaria Lisboa
- Panificadora e Confeitaria Arcadas
- Confeitaria Vera Cruz
- Cantina C… que sabe
- Pizzaria Moraes
- Padaria 22 de Julho
- Di Cunto
- Freddy
- Fasano
- Real Pizzaria & Lanchonete
- Pizzaria Bruno
- Bar Léo
- Pizzaria Ideal
- Malandrino
- Bar do Vito
- Roperto
- Casa Gouveia
- Cantina 1020
- Bolinha
- Casa Santos
- Brasserie Victória
- Bar Brahma
- Windhuk
- Pastelaria Changai
- Famoso Bar do Justo
- Cantina Família Giovanni
- Gijo Linguiça
- Jardim de Napoli
- Riviera Bar
- Almanara
- Caverna Bugre
Patrimônio à Mesa
Em abril, a Prefeitura de São Paulo lançou o programa Patrimônio à Mesa, que promove eventos especiais nos espaços gastronômicos que possuem o Selo de Valor Cultural na cidade.
A primeira edição ocorreu entre 7 e 14 de abril com atividades em cerca de 40 estabelecimentos.
SP lança rotas de café no interior para impulsionar turismo rural