Encontrar um gambá não é algo que a maior parte das pessoas quer viver, mas isso não impede que o fato aconteça. No entanto, a maior parte das pessoas não sabe o que fazer nesse momento que é mais comum do que imaginado, principalmente em lugares urbanos perto de matas, terrenos baldios ou jardins arborizados.
Como os hábitos desse animal nativo das Américas são noturnos, eles aparecem para buscar comida quando escurece e a casa fica silenciosa. A fama que o precede é de ser um animal fedorento, mas, na realidade, ele é inofensivo e tem um papel ecológico bem importante. Por conta disso é importante saber como agir ao encontrar um gambá no quintal de casa para evitar riscos e manter o equilíbrio entre o bem-estar humano e o respeito à fauna.
O animal também é conhecido como saurê e pertence à família dos marsupiais, da mesma forma que os cangurus. O gambá é solitário, omnívoro e oportunista, se alimentando de frutas, insetos, restos de comida, pequenos roedores e escorpiões. Justamente por isso que se ele aparece pode ser um indicativo de que existe algum desses atrativos no quintal.
Se a pessoa encontrar um gambá, o mais importante a se fazer é manter a calma porque ele não é um animal agressivo e, se sente que está ameaçado, a tendência dele é fugir, se fingir de morto ou liberar um líquido com odor forte.
O que fazer ao encontrar um gambá

Faz fácil
Manter distância e não tentar tocar nele
A primeira coisa é manter distância do animal porque, mesmo ele sendo dócil, ele pode se estressar com a presença de um humano e começar a ter comportamentos defensivos. Além disso é importante não tentar tocar, pegá-lo com as mãos ou encurralar o gambá, ou seja, o deixe livre para seguir seu caminho. É importante evitar gritar ou usar objetos para espantá-lo de forma violenta, já que isso pode fazer com que ele libere seu famoso spray fedorento.
Observar o comportamento e estado dele
Ao encontrar um gambá é importante ver se ele parece saudável, se está caminhando normalmente, se tem boa coordenação motora e se não está ferido. No caso de ele parecer doente, ter feridas, ou estar com um comportamento estranho o recomendável é não mexer e chamar os órgãos competentes.
Fechar bem as lixeiras e retirar fontes de alimentos
Se o gambá aparecer mais de uma vez no quintal é porque encontrou alguma coisa que o atraiu, normalmente são restos de comida. Para evitar esse encontro recorrente é bom manter as lixeiras bem tampadas, não deixar frutas caídas no chão e ração dos pets expostas à noite.
Iluminar o quintal e fazer um barulho suave
Uma boa maneira de evitar encontrar um gambá no quintal é deixar o ambiente iluminado com luzes com sensores de presença, e também ter alguns sons suaves como rádio ou barulhos contínuos durante a noite.
Nunca usar veneno ou armadilhas
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), no Brasil é crime usar venenos, armadilhas e outros métodos cruéis contra gambás por eles serem protegidos por lei. Se os encontros com o animal começaram a ser frequentes e estão causando transtornos, o que deve ser feito é procurar ajuda especializada como por exemplo, biólogos, ONGs de proteção animal e órgãos ambientais.
Valorizar a presença do animal
Por mais que ninguém queria encontrar um gambá no quintal de casa, ver o animal é um sinal de que o ecossistema está saudável com árvores, frutas, insetos e pouca presença de agrotóxicos. Além do animal também agir como uma forma de controle de pragas, como escorpiões e baratas.
Fonte: Revista Amazônia
Imagens: Faz fácil
Esse conteúdo O que fazer ao encontrar um gambá à noite no quintal? foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.