Seis deputados federais maranhenses assinaram o requerimento de urgência ao projeto de lei que prevê anistia aos presos do 8 de Janeiro. “Diante da pressão covarde do governo para retirada de apoios, antecipei a estratégia. Agora está registrado e público: ninguém será pego de surpresa”, escreveu o líder do PL na Casa, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), ao anunciar a apresentação do pedido.
Um requerimento de urgência, quando aprovado, acelera a tramitação de uma proposta legislativa e traz a votação diretamente para o plenário, sem passar pelas Comissões.
A proposta foi apresentada com 264 assinaturas, mas as de Sóstenes e do líder da oposição, Zucco (PL-RS), foram invalidadas por uma “mudança procedimental no processo da coleta”. Com a invalidação, 262 deputados federais dos 513 que integram a Casa assinaram o pedido. 146 deles são de partidos que compõem a base do governo Lula, o que representa mais da metade (56%) das 262 assinaturas.
O União Brasil é responsável por 40 delas, seguido por Progressistas (35), Republicanos (28), PSD (23) e MDB (20). Todos são partidos que têm ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Confira os nomes dos deputados que assinaram o requerimento:
Fonte: Jornal Pequeno