Os carros elétricos usam propulsão por meio de motores elétricos. Eles são compostos por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário. Mesmo sendo mais econômicos do que os modelos tradicionais, os donos desse tipo de veículo parecem querer ainda mais economia. Como por exemplo, o dono desse Tesla Model Y que encheu o teto do carro com painéis solares.
O interessante é que um carro solar não é uma ideia nova, tanto que várias montadoras já propuseram experimentar esse modelo ou vender seus próprios. Como por exemplo a Toyota, a Mercedes e a Silverstone.
Entretanto, um carro solar está muito longe de se tornar realidade. Um dos projetos mais avançados nesse ponto era o Sono Sion, mas ele acabou cancelado. Além dele, os responsáveis pela Lightyear diziam que conseguiam viajar 70 quilômetros de graça todos os dias com seu carro solar, mas também cancelaram seus planos.
Carro com teto cheio de painéis solares

Xataka
Mesmo com tantas empreitadas sem sucesso, o dono desse Tesla Model Y não se deixou abater e colocou painéis solares no teto do seu carro. Segundo ele, em uma publicação no Reddit, seu SUV elétrico ficou bem mais eficiente por conta dos painéis.
Ainda de acordo com o dono do veículo, ele projetou um sistema de painéis solares dobráveis que permite que o carro seja carregado para andar entre 30 e 100 quilômetros diariamente. Mas claro que esses números devem ser lidos com cautela.
Apresentando o projeto, o usuário do Reddit explicou que os painéis solares são dobráveis e são instalados no rack de teto do carro. O dono do Tesla Model Y garante que eles sobressaem, aproximadamente, 27 centímetros do teto do veículo, mas que na nova versão que ele está montando, a altura dos painéis diminuirá cerca de 15 centímetros. Além disso, ele melhorará a descarga e criará um suporte de fibra de carbono para fazer o conjunto todo mais leve.
Com todas a mudanças, no futuro o carro poderá transportar 4.000 W no teto, pontuou o dono do veículo. Isso quer dizer que os painéis solares no teto do carro podem recuperar parte da energia solar, transformá-la em eletricidade e recarregá-lo quando ele estiver estacionado.
Tudo isso trouxe muitas dúvidas e críticos do projeto afirmaram que o veículo mal rodará 40 quilômetros nas condições reais de direção, além do impacto do arrasto dos painéis solares na dinâmica do carro e conforto da direção.
Fonte: Xataka
Imagens: Xataka
Esse conteúdo Dono de Tesla Model Y encheu teto do carro com painéis solares foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.