O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (10) que anunciará planos para impor tarifas recíprocas a outros países nos próximos dois dias, reiterando os comentários que fez no domingo.
O presidente republicano falou aos repórteres no Salão Oval enquanto assinava duas proclamações que encerravam todas as exclusões sobre as tarifas de aço e alumínio impostas pela primeira vez durante seu primeiro mandato e aumentavam as taxas sobre ambos os metais para 25%. Trump disse que também estava analisando tarifas sobre carros, chips semicondutores e produtos farmacêuticos.
Uma autoridade norte-americana disse que o processo de exclusão iniciado por Trump ficou fora de controle durante o governo do ex-presidente Joe Biden, resultando na aprovação de centenas de milhares de exclusões de produtos específicos.
Questionado sobre a possibilidade de outros países retaliarem as tarifas dos EUA, Trump disse: “Não me importo”.
Em uma entrevista à Fox News, Trump disse que outros países impuseram tarifas sobre as importações dos Estados Unidos durante anos.
“Não é justo que outros países tenham se aproveitado de nós por tantos anos e, agora, de repente, não nos é permitido impor tarifas”, disse ele.
Trump disse à Fox News na entrevista que anunciaria um “plano muito sofisticado” para as tarifas recíprocas, provavelmente nesta segunda ou na terça-feira (11).
Quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, diz Oxfam
Fonte: CNN Brasil