O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou as autorizações de segurança de Antony Blinken, ex-secretário de Estado dos EUA, e Jake Sullivan, ex-assessor de segurança nacional, disseram autoridades da Casa Branca no sábado (8).
A medida ocorreu um dia depois de Trump dizer que havia revogado a autorização de segurança de Joe Biden, interrompendo o acesso a briefings diários de inteligência.
Trump também revogou as autorizações de segurança da vice-procuradora-geral de Biden, Lisa Monaco, que ajudou a coordenar a resposta do Departamento de Justiça aos ataques de 6 de janeiro de 2021 por apoiadores de Trump no Capitólio dos EUA, disseram as autoridades no sábado.
Trump também teria removido as autorizações da procuradora-geral de Nova York, Letitia James, e do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, ambos os quais lideraram casos contra Trump, de acordo com as autoridades.
Ex-presidentes dos EUA tradicionalmente recebem briefings de inteligência para que possam aconselhar presidentes em exercício sobre segurança nacional e política externa.
Em 2021, Biden interrompeu a autorização de segurança de Trump, que era então um ex-presidente.
Blinken não pôde ser imediatamente contatado para comentar.
Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato
Fonte: CNN Brasil