O Kremlin disse nesta sexta-feira (7) que houve muitos relatos imprecisos sobre os planos dos Estados Unidos para acabar com a guerra na Ucrânia e pediu paciência, conforme as especulações giram em torno do momento de uma possível reunião entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump.
Em um briefing com repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, foi questionado sobre uma reportagem que dizia que o enviado de Trump para Rússia e Ucrânia, Keith Kellogg, estava tentando organizar uma trégua antes mesmo das conversas sobre um acordo de paz.
“Não temos nada a acrescentar ainda. Há muitas declarações e relatos sobre esse tópico que são refutados, alterados, reconhecidos como farsas ou qualquer outra coisa no dia seguinte”, disse Peskov.
“Ainda não há nada de substancial sobre esse assunto; só precisamos ser pacientes.”
Trump e Putin disseram que estão ansiosos para se encontrar pessoalmente. Espera-se que a agenda, se essa reunião ocorrer, concentre-se no objetivo declarado de Trump de pôr um fim rápido ao conflito de três anos.
“A Rússia está aberta a negociações. De qualquer forma, um acordo deve surgir como resultado das negociações”, afirmou Peskov.
Na quarta-feira (5), Peskov disse que os contatos com a equipe de Trump no nível de “departamentos individuais” estavam se intensificando, mas se recusou a fornecer mais detalhes.
Fonte: CNN Brasil