As bolsas europeias operavam próximas da estabilidade nesta sexta-feira (7), enquanto investidores aguardavam os dados de emprego dos EUA, previstos para mais tarde, que devem indicar uma desaceleração no crescimento das contratações.
O índice pan-europeu STOXX 600 recuava 0,08% às 06h30. O índice de referência da Alemanha atingiu uma máxima histórica e avançava 0,1%.
O STOXX 600 acumula alta de 0,8% na semana e caminha para sua sétima valorização semanal consecutiva, com balanços trimestrais sólidos superando preocupações relacionadas à guerra comercial global.
Os dados de folhas de pagamento não agrícolas nos EUA devem apontar uma desaceleração no crescimento do emprego em janeiro, mas isso pode não ser suficiente para levar o Federal Reserve a retomar cortes de juros antes do final do primeiro semestre.
No pregão, a L’Oréal caiu 3,3% após a gigante francesa de cosméticos reportar seu crescimento trimestral mais fraco desde o auge da pandemia, ficando abaixo das expectativas. A queda puxou o índice de bens pessoais e domésticos para baixo, com recuo de 0,7%.
A Porsche AG recuou 6,4% após alertar que os custos com novos modelos e baterias afetarão seus lucros em 2025. O setor automotivo foi impactado, caindo 0,7%.
O setor de construção e materiais liderou os ganhos, subindo 0,8%, impulsionado por uma alta de 8,7% da Sweco após a divulgação de seus resultados do quarto trimestre.
O Danske Bank, maior banco da Dinamarca, subiu 6,6% após registrar lucro anual recorde e anunciar um novo programa de recompra de ações no valor de 5 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 696,6 milhões).
A semana começou de forma negativa para os mercados globais depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas sobre Canadá e México, mas as bolsas se recuperaram rapidamente após o governo suspender as taxas por um mês.
Trump, no entanto, anunciou tarifas adicionais de 10% sobre importações chinesas, levando Pequim a retaliar com tarifas próprias.
O STOXX 600 tem superado seus pares dos EUA nas primeiras seis semanas de 2025, com investidores buscando alternativas às altas avaliações de Wall Street.
“As guerras tarifárias de Trump ainda não parecem ser um grande problema”, disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com.
“Acho que as ações europeias estão baratas, o sentimento geral é positivo e o Banco Central Europeu está agindo de forma adequada, cortando juros para equilibrar inflação e crescimento.”
Entre outros destaques, a Iveco Group disparou 13,6% e liderou os ganhos do STOXX 600 após a fabricante de caminhões e ônibus anunciar que considera separar sua unidade de defesa.
Microsoft investirá US$ 3 bi na Índia em expansão de IA e nuvem
Fonte: CNN Brasil