A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma nova fase da Operação Torniquete, contra roubos de cargas e de veículos, no Complexo da Maré, na Baixada Fluminense em outros quatro estados, na manhã desta quinta-feira (6).
Os agentes cumprem 74 mandados de busca e apreensão nas comunidades da Nova Holanda e Parque União, na Maré, em regiões da Baixada Fluminense e nos estados do Ceará, Bahia, Goiás e Santa Catarina.
O objetivo da ação desta quinta é combater um sofisticado esquema criminoso que envolve roubos de cargas e de veículos, receptação qualificada e lavagem de dinheiro. Desde setembro de 2024, a polícia já prendeu mais de 360 pessoas durante a Operação Torniquete.
A investigação teve início no meio do ano passado, após diversos registros de ocorrências indicarem que dois grupos criminosos estruturados e organizados estariam escondidos no Complexo da Maré. Seus integrantes são vinculados ao Comando Vermelho e seriam responsáveis pelos grandes roubos de cargas do estado do Rio de Janeiro.
A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) identificou a estrutura desses grupos após a prisão de um de seus integrantes, que relatou a existência de um “escritório” na Maré, onde os criminosos se reúnem para planejar os roubos de cargas e a revenda dos bens subtraídos.
*Matéria em atualização
Fonte: CNN Brasil