A Cargill, gigante global de commodities agrícolas, anunciou nesta quinta-feira, 6, a aquisição do controle total da SJC Bioenergia. No ano passado, a empresa já havia adquirido 50% da companhia, e agora efetivou a compra dos 50% restantes.
“Nos últimos anos, investimos mais de R$ 6,8 bilhões em nossas operações e, se concretizada após a necessária aprovação dos órgãos reguladores, ter a SJC como uma empresa 100% controlada pela Cargill é um reforço importante em nossa estratégia de crescimento em energias renováveis”, afirma Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil, em comunicado.
Com a aquisição, a Cargill projeta atingir o volume equivalente a 11,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra até o final do ano fiscal de 2030.
Fundada em 2006 como Usina São João, a SJC Bioenergia atua no processamento de cana-de-açúcar e milho, produzindo açúcar bruto, etanol hidratado e anidro, óleo de milho, grãos secos de destilaria (DDGs) com alto teor de proteína e energia elétrica.
A empresa opera duas usinas agroindustriais, localizadas em Quirinópolis e Cachoeira Dourada, ambas em Goiás. Juntas, essas unidades têm capacidade para processar 9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e 2 milhões de toneladas equivalentes de milho.
Criada em 2011 como uma joint venture entre a Cargill e a Usina São João, a SJC Bioenergia surgiu visando expandir operações para o Centro-Oeste do Brasil. No entanto, a empresa enfrentou dificuldades por causa das mudanças nas políticas governamentais e oscilações nos preços do etanol.
A aquisição será submetida à análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e depende da aprovação do órgão para sua conclusão.
-
-
-
-
-
(O que representou a 14,3% das exportações do agro brasileiro.)
-
-
-
-
(Os produtos florestais registraram um crescimento de 11,9% no primeiro semestre deste ano)
-
-
-
Foto: Leandro Fonseca
data: 20/06/2023
(Um aumento de 46,1% em valor e de 52,1% em quantidade comparado ao ano anterior) -
-
-
Fonte: Exame