Torcedores no Canadá continuaram vaiando o hino nacional dos Estados Unidos antes dos jogos da NBA e da NHL nesta terça-feira (4), apesar da notícia do dia anterior de que o presidente estadunidense, Donald Trump, havia concordado em pausar as tarifas sobre o país.
De acordo com a Associated Press, “The Star-Spangled Banner” foi recebido com uma onda de vaias na Rogers Arena em Vancouver antes da vitória por 3 a 0 dos Canucks sobre o Colorado Avalanche, pela liga de hóquei.
As vaias se transformaram em aplausos quando a cantora Elizabeth Irving terminou a música, e esses aplausos ficaram mais altos quando ela começou a interpretação de “O Canada”.
Trump anunciou as tarifas, que arriscavam aumentos potencialmente significativos nos preços para os consumidores americanos, no sábado (1º). Elas consistiam em uma taxa de 25% sobre a maioria das importações do Canadá e todas as importações do México, além de uma nova tarifa de 10% sobre produtos chineses.
Na segunda-feira (3), ele concordou em pausar as tarifas sobre o Canadá e o México por um mês, poucas horas antes de entrarem em vigor. Isso ocorreu após conversas com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e a presidente mexicana Claudia Sheinbaum, que se comprometeram a reforçar a segurança em suas respectivas fronteiras com os Estados Unidos.
“O Canadá concordou em garantir que tenhamos uma fronteira norte segura e finalmente acabar com o flagelo mortal de drogas como o Fentanil que têm inundado nosso país, matando centenas de milhares de americanos, enquanto destroem suas famílias e comunidades em todo nosso país”, escreveu Trump no Truth Social.
Em Toronto, muitos torcedores dos Raptors vaiaram o hino nacional dos EUA antes da derrota do time por 115 a 121 para o New York Knicks. As vaias não foram tão intensas quanto antes do jogo de domingo (2) contra o Los Angeles Clippers, mas “O Canada” ainda foi recebido com fortes aplausos, particularmente na linha “True North strong and free!”
Também houve algumas vaias antes do jogo da NHL entre o Winnipeg Jets e o Carolina Hurricanes que, embora não particularmente altas, aumentaram de volume para o final da música. O Jets venceu o jogo por 3 a 0, sua sétima vitória consecutiva.
Fonte: CNN Brasil