A Academia das Artes e Técnicas do Cinema da França anunciou os indicados à edição de 2025 do César, também conhecido como o “Oscar francês”. O filme “O Conde de Monte Cristo” liderou com 14 menções. A cerimônia está marcada para 28 de fevereiro.
A produção francesa “Emilia Pérez”, destaque no Oscar, premiação de Hollywood, recebeu 12 indicações no prêmio de seu país de origem.
O brasileiro “Ainda Estou Aqui” não estava elegível para a 50ª edição e pode ser indicado à premiação de 2026, pois estreou na França este ano.
Veja os indicados ao César 2025
Melhor Filme
- O Conde de Monte Cristo
- Emilia Pérez
- En Fanfare
- A História de Souleymane
- Misericórdia
Melhor Diretor
- Gilles Lellouche por “L’Amour Ouf”
- Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière por “O Conde de Monte Cristo”
- Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
- Boris Lojkine por “A História de Souleymane”
- Alain Guiraudie por “Misericórdia”
Melhor Roteiro Original
- Stéphane Demoustier por “Borgo”
- Emmanuel Courcol and Irène Muscari por “En Fanfare”
- Boris Lojkine et Delphine Agut por “A História de Souleymane”
- Alain Guiraudie por “Miserircódia”
- Louise Courvoisier e Théo Abadie por “Vingt Dieux”
Melhor Roteiro Adaptado
- Matthieu Delaporte and Alexandre de la Patellière por “O Conde de Monte Cristo”
- Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
- Michel Hazanavicius e Jean-Claude Grumberg por “La Plus Précieuse des Marchandises”
Melhor Atriz
- Adèle Exarchopoulos por “L’Amour Ouf”
- Karla Sofía Gascón por “Emilia Pérez”
- Hafsia Herzi por “Borgo”
- Zoe Saldaña por “Emilia Pérez”
- Hélène Vincent por “Quand vient l’Automne”
Melhor Ator
- François Civil por “L’Amour Ouf”
- Benjamin Lavernhe por “En Fanfare”
- Karim Leklou por “Le Roman de Jim”
- Pierre Niney por “O Conde de Monte Cristo”
- Tahar Rahim por “Monsieur Aznavour”
Melhor Atriz Coadjuvante
- Élodie Bouchez por “L’Amour Ouf”
- Anaïs Demoustier por “O Conde de Monte Cristo”
- Catherine Frot for Misericordia
- Nina Meurisse por “A História de Souleymane”
- Sarah Suco por “En Fanfare”
Melhor Ator Coadjuvante
- David Alaya por “Misericórdia”
- Bastien Bouillon por “O Conde de Monte Cristo”
- Alain Chabat por “L’Amour Ouf”
- Jacques Develay por “Misericórdia”
- Laurent Lafitte por “O Conde de Monte Cristo”
Atriz Revelação
- Maïwène Barthelemy por “Vingt Dieux”
- Malou Khebizi por “Diamant brut”
- Megan Northam por “Rabia”
- Mallory Wanecque por “L’Amour Ouf”
- Souheila Yacoub por “Planète B”
Ator Revelação
- Abou Sangare por “A História de Souleymane”
- Adam Bessa por “Les Fantômes”
- Malik Frikah por “L’Amour Ouf”
- Félix Kysil por “Misericórdia”
- Pierre Lottin por “En Fanfare”
Melhor Animação
- Flow
- La Plus Précieuse des marchandises
- Savages
Melhor Documentário
- La Belle de Gaza
- Bye Bye Tiberias
- Dahomey
- Ernest Cole: Lost and Found
- La ferme des Bertrand
- Madame Hofmann
Melhor Filme de Estreia
- “Diamant brut” por Agathe Riedinger
- “Les Fantômes” por Jonathan Millet
- “Le Royaume” por Julien Colonna
- “Un p’tit truc en plus” por Artus
- “Vingt Dieux” por Louise Courvoisier
Melhor Filme Estrangeiro
- Anora
- A Semente do Fruto Sagrado
- O Aprendiz
- A Substância
- Zona de Interesse
Melhor Som
- L’Amour Ouf
- O Conde de Monte Cristo
- Emilia Pérez
- En Fanfare
- A História de Souleymane
Melhor Fotografia
- L’Amour Ouf
- O Conde de Monte Cristo
- Emilia Pérez
- A História de Souleymane
- Misericórdia
Melhor Edição
- L’Amour Ouf
- O Conde de Monte Cristo
- Emilia Pérez
- En Fanfare
- A História de Souleymane
Melhor Figurino
- L’Amour Ouf
- O Conde de Monte Cristo
- Emilia Pérez
- Monsieur Aznavour
- Sarah Bernhardt, La Divine
Melhor Design de Produção
- L’Amour Ouf
- O Conde de Monte Cristo
- Emilia Pérez
- Monsieur Aznavour
- Sarah Bernhardt, La Divine
Melhores Efeitos Visuais
- A Besta
- O Conde de Monte Cristo
- Emilia Pérez
- Monsieur Aznavour
Melhor Animação em Curta-Metragem
Melhor Documentário em Curta-Metragem
- Southern Brides
- Little Spartacus
- A Heart and Other Lost Dreams of Beirut
Melhor Curta de Ficção
- Clamor
- Ce qui appartient à César
- The Man Who Could Not Remain Silent
- Queen Size
Oscar 2025: conheça “Emilia Pérez”, líder de indicações da edição