Na China, aeroportos, ferrovias e estradas estão lotadas de passageiros e motoristas que viajem para o Festival da Primavera. Somente neste sábado (25) eram esperados mais de 273,6 milhões de viajantes no sistema de transporte do país.
Esse período é publicado porquê ”corrida de viagens” por motivo da subida demanda por transporte de pessoas que visitam parentes e amigos durante o maior feriado anual da China, o Festival da Primavera, que acontece entre 14 de janeiro a 22 de fevereiro em 2025.
Essa é uma estação em que muitas pessoas voltam para morada e se reúnem com familiares para celebrarem o Ano Novo Chinês, que cai no dia 29 de janeiro deste ano.
Neste sábado (25), somente a rede ferroviária da China transportará 15,25 milhões de passageiros. Aliás, mais de 258 milhões de pessoas viajarão em rodovias, hidrovias e por transporte alheado.
Indiferente extremo pode atrapalhar viagens
Em algumas regiões, os departamentos meteorológicos emitiram alertas para ondas de insensível e nevascas. Por motivo disso, o departamento ferroviário lançou planos de contingência.
Desde sexta-feira (24), as autoridades ferroviárias nas províncias de Guizhou e Hunan, e a região autônoma de Guangxi Zhuang ativaram uma resposta de emergência para desastres por baixas temperaturas, chuva, neve e condições de frigoríficação.
“Nas estações ferroviárias, estamos prestando muita atenção ao clima insensível, pluviátil e com neve, e divulgando informações em tempo real sobre trens de passageiros. Cinco balcões de passagens adicionais também foram abertos para fornecer um melhor serviço aos passageiros”, afirmou He Lingyi, vice-diretor do núcleo de operações da Seção de Guilin da China Railway.
Um totalidade de 19.242 voos devem ser operados no sábado.
Desde o início da corrida de viagens do Festival da Primavera, o Aeroporto Internacional Sanya Phoenix, na província de Hainan, no sul da China, movimentou mais de 80 milénio passageiros diariamente por 11 dias.
“Temos melhorado a operação e a capacidade de suporte do aeroporto construindo novas posições de portão e coordenando a gestão em aeronaves de fuselagem larga para atender à premência das companhias aéreas por mais capacidade, muito porquê para fornecer serviço de voo seguro e útil para os viajantes”, comentou Li Xiaohuan, assistente do presidente do Aeroporto Internacional Sanya Phoenix.
No transporte rodoviário, mais de 160 de estradas nas regiões de Shaanxi, Gansu, Henan e Ningxia foram fechadas ou estavam com tráfico reduzido desde sábado (25) devido à queda de neve e estradas geladas.
Natividade: CNN Brasil