Acesse nosso grupo de ofertas no telegram
Entrar
A internet está aí para facilitar a vida de quem viaja. Garantir a hospedagem por meio de plataformas de reserva de hotéis é cada vez mais comum. Acontece que, golpes digitais, também. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de ataques digitais, com mais de 700 milhões de tentativas registradas em apenas um ano. Um bom motivo para mantermos uma pitada de desconfiança.
Os sites são seguros, oferecem métodos de pagamento protegidos e canais oficiais de atendimento, mas golpistas estão cada vez mais sofisticados, tentando se aproveitar da confiança dos viajantes. Veja mais detalhes sobre o novo golpe na praça e como se prevenir!
Baixe o app do Melhores Destinos e fique por dentro de promoções de passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e muuuuuito mais!
Golpe ao reservar hotel pela internet
Viajantes estão relatando nas redes sociais suas experiências com uma nova tentativa de golpe digital ligada a reservas de hotéis. A abordagem começa geralmente por WhatsApp, com alguém se passando pelo gerente do hotel, alegando um problema no sistema de pagamentos e pedindo que o usuário confirme os dados do cartão de crédito por meio de um link.
O golpe pode parecer convincente à primeira vista, porque os golpistas usam informações reais da reserva (como nome do hóspede, hotel e datas) e o link é cuidadosamente parecido com o da plataforma de reserva de hotéis oficial. Por isso, é fácil se enganar e acabar fornecendo dados sensíveis sem perceber. Eu falei que os golpes estão cada vez mais sofisticados, né?
Para quem costuma fazer reservas em sites de aluguel de temporada, é importante ficar atento também aos golpes mais comuns no Airbnb e como se proteger.


Como se prevenir de golpes digitais em plataformas de hospedagem
- Pague apenas na plataforma oficial
Para garantir a reserva, mesmo que seja com cancelamento grátis, muitas vezes é preciso incluir os dados completos do cartão de crédito. Até aí tudo bem. Mas lembre-se de que qualquer pagamento deve ser feito somente através da plataforma, ou seja, no site ou no app.
- Verifique sempre o remetente
Já reparou no selo azulzinho ao lado do nome quando um banco ou uma grande loja de varejo entra em contato com você via WhatsApp? Significa que é uma conta comercial verificada e serve como indicativo de segurança para nós, usuários. Sempre desconfie de remetentes que dizem ser de alguma empresa e têm contas sem esse selo.
- Não envie dados pelo WhatsApp
Esse papo de gerente de hotel entrando em contato direto com o cliente é balela. Desconfio que alguém de alto escalão assim dificilmente vá ter tempo para uma tarefa como essa. E, mesmo se tiver, WhatsApp não é canal para entrar em contato pedindo esse tipo de informação.
Claro que os golpistas são espertos o suficiente para gerar até link e fazer parecer que tudo é profissional e dentro dos conformes. Aí que é nosso “desconfiômetro” precisa estar em alerta. Diante de qualquer suspeita, não envie seus dados.
- Entre em contato pelo chat oficial
Nessas horas, precisamos ser ágeis e verificar as informações pelos canais oficiais. Acesse o app ou site da plataforma de hospedagens, veja os detalhes da sua reserva por lá e se existe mesmo alguma pendência de pagamento. Outra alternativa segura é utilizar a central de ajuda dos sites, geralmente disponível tanto pelo chat quanto por telefone.
- Entre em contato diretamente com o hotel
Outra maneira de certificar se é uma tentativa de golpe ou não é entrar em contato diretamente com o hotel. Nesse caso, vale tentar por e-mails ou por redes sociais, mas o jeito mais seguro provavelmente seja ligar direto na recepção ou na central de reservas.


Golpes digitais exigem cuidado, mas não precisam tirar o nosso sossego. Mantendo atenção aos canais oficiais e evitando links suspeitos, o único motivo de ansiedade vai ser a contagem regressiva pra viagem. 😉




