Comissão do Senado aprova investigação sobre possíveis irregularidades nos Correios

Comissão do Senado aprova investigação sobre possíveis irregularidades nos Correios

Fiscalização será conduzida pela comissão com apoio do Tribunal de Contas da União; plano prevê a coleta de documentos, de servidores e ex-dirigentes, além de visitas técnicas a unidades da estatal

Andressa Anholete/Agência SenadoComissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza reunião deliberativa

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado aprovou nesta quarta-feira (3) a Proposta de Fiscalização e Controle (PFS) 2/2025, que autoriza sobre a gestão dos Correios. A iniciativa é da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e teve parecer favorável do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Para o presidente da comissão, senador Dr. Hiran (Progressistas-RR), a aprovação do requerimento vai assegurar “uma atuação célere e técnica”.

Segundo ele, o trabalho é fundamental para proteger o interesse público diante das suspeitas de manobras contábeis, pagamentos indevidos, apadrinhamento político, ocupacional e falta de transparência com órgãos de controle externo, que indicam um possível agravamento da situação. A fiscalização será conduzida pela comissão com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU). O plano prevê a coleta de documentos, depoimentos de servidores e ex-dirigentes, além de visitas técnicas a unidades da estatal em diferentes regiões.

Principais pontos da investigação

A proposta foi motivada por denúncias de má gestão e pelo déficit acumulado de R$ 2,6 bilhões nos Correios em 2024. Entre os aspectos a serem apurados estão:

  • Irregularidades administrativas e contábeis: ocultação de passivos, suspensão de demonstrações financeiras e dívidas com o Postalis, fundo de previdência dos funcionários.
  • Gestão e aparelhamento institucional: nomeações políticas sem critérios técnicos, assédio a servidores e desistências de que podem ter gerado prejuízos.
  • Riscos operacionais: inadimplência com fornecedores, retenção de ao Postal Saúde (plano de saúde dos funcionários) e transporte irregular de produtos perigosos.
  • Fraudes e concorrência desleal: existência de agências paralelas usando a estrutura dos Correios e venda ilegal de etiquetas postais fora do sistema oficial.

Durante a sessão, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) anunciou que levará à Presidência do Senado uma questão de ordem contra a aprovação da proposta. Ele argumenta que a comissão extrapolou suas competências e que houve irregularidades na condução da votação feita pelo presidente da CTFC, senador Dr. Hiran (PP-RR).

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais no seu WhatsApp!

A Proposta de Fiscalização e Controle não precisa ser votada em plenário. Com a aprovação na comissão, o relator pode dar início imediato às medidas previstas. Ao final, o relatório será encaminhado a órgãos como o Federal, a Advocacia-Geral da União, o Poder Executivo, a Comissão de Orçamento e o próprio TCU.



Fonte: Jovem Pan

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!