Cartunistas lamentam morte de Jaguar

Cartunistas lamentam morte de Jaguar

Diversos cartunistas lamentaram a morte de Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, que morreu neste domingo (24/8), aos 93 anos. Ele estava internado há semanas no hospital Copa D’Or, no , tratando uma pneumonia.

Renato Aroeira publicou uma caricatura de Jaguar nas , se despedindo do colega. “Adeus, meu genial amigo e mestre…”, escreveu ele, na legenda.

Miguel Paiva escreveu uma a Jaguar, o denominando como o “melhor cartunista junto com Ziraldo”. “Mais um da turma do Pasquim que nos deixa assim sem mais nem menos. Não consigo me acostumar que o tempo passa, mesmo aquele tempo meio sagrado que vivemos todos.”

Paiva enalteceu o amigo: “Jaguar sempre foi um cartunista genial. Desenhava como poucos e não se enquadrava em nenhuma bandeira . Era um contestador dos bons e sempre trabalhou na imprensa de oposição”.

2 imagens

Cartunista Jaguar

1 de 2Reprodução/ Vídeo
2 de 2

Cartunista Jaguar

Reprodução

Homenagens na política

Figuras conhecidas da também prestaram homenagens a Jaguar. O ex-deputado estadual Marcelo Freixo (PT) relembrou a trajetória do cartunista na militar.

“Perdemos hoje um dos grandes cartunistas do nosso país! Jaguar foi um brilhante artista e um dos criadores do jornal O Pasquim, veículo fundamental na crítica à ditadura militar. Meus sentimentos à família e amigos. Viva Jaguar!”, escreveu.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, desejou forças à família. “Jaguar, presente! Meus sentimentos à família, aos amigos e aos milhões de fãs, como eu”, disse.

O ministro do () Gilmar Mendes também se manifestou. “Recebo com pesar a notícia do falecimento de Jaguar, um dos maiores cartunistas brasileiros e fundador do histórico jornal O Pasquim. Sua irreverência e talento marcaram gerações e ajudaram a manter vivo o espírito crítico em tempos sombrios. Meus sentimentos à família.”

Morte de Jaguar

Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como Jaguar, morreu aos 93 anos neste domingo (24/8). Ele estava internado no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, havia três semanas, tratamento uma pneumonia.

Jaguar foi um dos fundadores do Pasquim, jornal de sátiras e charges. Ele começou a carreira desenhando para a revista Manchete, em 1952, quando tinha 20 anos.

O apelido foi adotado após sugestão do cartunista Borjalo. Na ocasião, Jaguar trabalhava no Banco do , subordinado ao cronista Sérgio Porto, que o convenceu a deixar o emprego para seguir carreira no humor.

Nos anos 1960, o artista se tornou um dos principais cartunistas da revista Senhor. Ele também passou pela Revista Civilização Brasileira, Revista da Semana, Pif-Paf e os jornais Última Hora e Tribuna da Imprensa.

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!