De sandálias inspiradas em folhas de repolho a uma torre de travesseiros de gato deformados, uma nova exposição em Hangzhou está celebrando os produtos mais estranhos e esteticamente desagradáveis disponíveis para venda online na China.
A exposição “A Era dos Feios Chegou”, organizada pela primeira vez este ano pela gigante do comércio eletrônico Taobao, de propriedade da Alibaba, destaca mais de 300 produtos que ganharam ou foram selecionados para a competição anual de coisas feias da plataforma, também conhecida como Prêmio Uglies.
Yu Hu, líder do projeto do Prêmio Uglies, disse que a era dos feios atraiu mais de 3 mil visitantes por dia durante sua exibição, de final de julho a meados de agosto.
Os produtos “feios” no Taobao geraram mais de 100 milhões de iuanes (US$ 13,94 milhões) em vendas desde 2020, de acordo com o Alibaba, com Yu estimando as taxas de crescimento atuais do setor na casa dos “dois ou três dígitos”.
Os consumidores mais jovens estão alimentando a popularidade desses produtos despretensiosos porque querem expressar sua individualidade, acrescentou Yu. Como a economia está enfraquecida, eles também estão procurando luxos acessíveis, um fenômeno conhecido como consumo emocional.
“Nos últimos anos, o consumo emocional tem se tornado cada vez mais um ‘oceano azul’, o que significa que está se tornando cada vez mais popular, transformando-se em uma nova faixa (de gastos)”, disse Yu.
Acessório feio e fofo Labubu é um exemplo bem conhecido do fenômeno, provocando um frenesi de compras em todo o mundo com seus olhos arregalados e sorriso largo, e conquistando fãs famosos como Rihanna e David Beckham.
Para alguns visitantes, a exposição foi uma reflexão sobre o significado da beleza, enquanto outros a viram como uma lição de pensamento criativo.
“A feiura é outra forma de beleza”, disse visitante da exposição Mei Duo, de 55 anos. “Há muita criatividade, (é) um tipo especial de beleza.”
Fonte: CNN Brasil