O dragão-de-Komodo é o maior lagarto do mundo e um verdadeiro predador do topo da cadeia alimentar. Habitante das ilhas da Indonésia, ele fascina biólogos e aventureiros por seu tamanho impressionante.
Confira as 3 curiosidades mais bizarras desse incrível réptil:
1 – Ele é venenoso
Antes de 2009, especialistas acreditavam que a sua mordida carregava muitas bactérias que a tornava letal. Contudo, esse conhecimento foi corrigido graças a um estudo conduzido por Bryan Frt, de Melbourne.
Eles também são venenosos e, de acordo com o site MegaCurioso, ele não injeta o veneno na pele. O derrama em feridas maiores que foram abertas após o ataque.
2 – Um cardápio “da pesada”
Na hora da fome, um dragão-de-Komodo consegue devorar cerca de 80% do seu próprio peso. Após a digestão, é comum que eles tentem ajudar o processo digestivo.
Por fim, eles vomitam uma ‘pérola clássica’ e vida que segue. Com o metabolismo bem lento, esses incríveis animais conseguem sobreviver por 1 ano com uma refeição completa.
3 – Predador habilidoso
Por causa do seu tamanho extremamente expressivo (pode chegar a 3m de comprimento), é comum vê-los se alimentando de javalis, veados e búfalos.
Para realizar esse feito, eles armam emboscadas:
- Permanecem parados até algum animal cruzar seu caminho;
- Correm para o ataque e utilizam seu veneno para que a vítima não escape.
Mais do que um simples “lagarto gigante”, o dragão-de-Komodo é um sobrevivente de evolução , mantendo características que o tornaram um predador quase sem concorrência.
Enfim, proteger esses belos e exóticos animais significa preservar um capítulo da história.
Esse conteúdo Saiba 3 curiosidades bizarras sobre o Dragão-de-Komodo foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.