Baile x fé: por que cantores do funk estão migrando para o gospel

Baile x fé: por que cantores do funk estão migrando para o gospel

Nos últimos meses, artistas consagrados do cenário do funk anunciaram mudanças significativas na carreira, trocando os palcos por uma nova caminhada na . O caso mais recente é o de Jottapê, também conhecido pela Sintonia, da Netflix.

No início deste ano, durante um evento da série, o cantor fez a última apresentação antes da mudança. Ao final do show, Jottapê exibiu uma placa com uma mensagem sobre Jesus Cristo e compartilhou um testemunho com o público.

“Por muito tempo eu corri atrás de tudo, eu consegui tudo isso, mas eu tinha um vazio enorme dentro de mim. E graças a Deus hoje eu não tenho mais”, disse ele, na ocasião.

1 de 3

Jottapê

Reprodução/

2 de 3

Jotappê como Doni em Sintonia

Helena Yoshioka/Netflix

3 de 3

Jottapê

Foto: Suburbano

Quem também fez um movimento semelhante foi Tati Zaqui. No final de 2023, ela revelou que começou a repensar sobre a vida após um relacionamento conturbado com Thomaz Costa, marcado por agressões físicas, ameaças e psicológico.

“Eu amo cantar e, hoje, mais do que tudo, eu amo cantar para Deus. Não está nos meus planos profissionalizar isso. Se for da vontade de Deus, se ele quiser fazer a obra dele em mim para que eu seja uma cantora, para eu começar a louvar, aí vai ser da vontade dele”, desabafou Tati, na época, antes de mudar efetivamente para o gospel.

A mudança de Tati não se restringiu à música: ela também adotou um novo estilo de vida: mudou o visual, retirou piercings e alterou o cabelo. Além disso, ela encerrou a produção de conteúdos eróticos na internet.

Principal motivo da mudança

Segundo o ólogo Thiago de Souza, mais conhecido como Thiagson, a transição de artistas do funk para o gospel não é um fenômeno novo. Ele explica que essa mudança está enraizada na vivência religiosa presente nas periferias, onde as músicas do gênero são produzidas.

“As periferias onde o funk é feito são cercadas por uma morada religiosa. Muitos MCs e produtores de funk, inclusive produtores de putaria, do ‘mandelão’ — que é o tipo de funk que toca nos bailes de favela — são da evangélica”, destacou.

Thiagson cita como exemplo o DJ Yuri Martins, conhecido por produzir grandes sucessos, como: Vai Embrazando, Quem Diria, A Gente Terminou e Coração Amoleceu. “Ele diz que é da igreja e que não gosta de produzir putaria, porque não consegue mostrar as músicas para a família, para os filhos, porque todo mundo é da igreja, inclusive ele, que só ouve gospel.”

“São alguns exemplos para que a gente perceba a proximidade do funk com as igrejas, porque as periferias não tem esse oposto, do funk com a moral religiosa. Na verdade, o funk se alimenta dessa moral religiosa. Inclusive, para chocar, precisa ter os valores morais bem assimilados.”

O gospel é mais lucrativo?

Outro motivo que influencia na troca de carreira é o mercado. Segundo Thiagson, “o mercado do funk é muito jovem, instável e inconsistente, e uma vez que o artista faz um trabalho de sucesso, é difícil se manter na carreira”. Esse cenário também explica o sumiço de muitos artistas.

Um dos exemplos mais marcantes dessa transição é o da cantora Perlla, que ganhou destaque nacional na década de 2000 com sucessos como Tremendo Vacilão, Eu Vou e Menina Chapa Quente.

Hoje, Perlla segue uma vida voltada à fé e atua como cantora gospel. Nas redes sociais — onde reúne mais de 2 milhões de seguidores — ela compartilha mensagens religiosas, pregações e reflexões sobre a jornada espiritual.

“O gospel tem mais estrutura do que o funk que, apesar de ter mais audiência, sucesso e visibilidade, vem acompanhado de uma perseguição moral. Isso reflete também na vida das pessoas, entre os familiares, e acompanha uma vida completamente instável.”

Por outro lado, uma possibilidade é que a crença dos artistas mudem o estilo de vida. “Muitas igrejas agora estão trabalhando com essa ideia da prosperidade, essa ideia neoliberal que seduz muita a gente.

1 de 3

Cantora Perlla

Reprodução/Redes sociais

2 de 3

Cantora Perlla

Reprodução/Redes sociais

3 de 3

Cantora Perlla

Reprodução/Redes sociais

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!