Pesquisadores provam: parte do seu DNA é vírus antigo, e isso é bom

Pesquisadores provam: parte do seu DNA é vírus antigo, e isso é bom

O que antes chamávamos de DNA “lixo”, agora se revela peça-chave no desenvolvimento humano.

Fragmentos genéticos derivados de vírus antigos (elementos transponíveis – TEs) ou popularmente conhecidos como ‘genes saltadores’ somam-se 8% do genoma humano, de acordo com pesquisadores.

Historicamente, esss trechos eram considerados sem função  podem, na verdade, desempenhar papéis essenciais logo no início da nossa formação biológica. 

O

(Image Credit: Natali_Mis)

Além disso, equipes internacionais estão aprofundando esse . Um exemplo marcante foca na família MER11, TEs que teriam entrado na linguagem dos primatas há pelo menos 40 milhões de anos.

De acordo com a CNN, o Dr.Fumitaka Inoue professor de genômica funcional disse:

Nosso genoma foi sequenciado há muito tempo, mas a função de muitas de suas partes permanece desconhecida… espera-se que sua importância se torne mais clara à medida que a avança…

Dr. Fumitaka Inoue

A pesquisa foi publicada na Science Advances, e revela que a subfamília mais jovem, MER11, possui sequências capazes de ativar genes em células-tronco e neurais em estágio inicial. Eles funcionam como verdadeiros interruptores genéticos que podem regular o desenvolvimento primário.

Isso nos capacitará com ferramentas para entender a biologia humana, as doenças genéticas humanas e a evolução humana. – disse o Dr, Lin He

Ademais, em um panorama mais amplo a novas tecnologias como o CRISPR têm permitido aos cientistas estudar em detalhe o impacto dos TEs na estrutura da cromatina, o complexo de DNA e proteína, e sua influência sobre a ativação gênica logo após a fertilização.

O estudioso Hoffman explica que levar essas sequências em consideração é imprescindível para sabermos por que “os humanos desenvolvem doenças que certos animais não desenvolvem”.

Em conclusão, o chamado “DNA lixo” deixa de ser visto como sobra evolutiva e passa a ser um mecanismo de regulação genética herdado de vírus ancestrais. 

Enfim, essa reinterpretação abre caminhos para novas abordagens mé e biotecnológicas capazes de prevenir, diagnosticar ou até tratar doenças.

… a evolução não desperdiça nada, ela recicla e reinventa. – Maria Elena, geneticista.

Fonte: CNN

Esse conteúdo Pesquisadores provam: parte do seu DNA é vírus antigo, e isso é bom foi criado pelo site Fatos .

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!