Roupas e bebidas: Veja o que pode ficar mais caro nos EUA com tarifaço

Roupas e bebidas: Veja o que pode ficar mais caro nos EUA com tarifaço

O presidente Donald afirmou que tarifas não levarão a preços mais altos. Mas a economia dos parece discordar: a inflação, que se manteve relativamente controlada, está aumentando lentamente devido às tarifas.

A última rodada de impostos mais altos sobre importações de Trump, que entra em vigor na próxima semana, tornará imediatamente os produtos importados dos países afetados mais caros nos Estados Unidos.

E embora as empresas tenham tentado arcar com parte dos custos, agora podem ser forçadas a repassar parte dessas despesas aos consumidores. Isso significa preços mais altos para os americanos.

Computadores e outros eletrônicos

Computadores estão entre os principais produtos importados pelos Estados Unidos no ano passado, segundo dados do Departamento de Comércio dos .

Os principais países que exportaram computadores e outros produtos eletrônicos para os Estados Unidos no ano passado foram , México, Taiwan, Vietnã e Malásia.

Produtos da China já enfrentam uma alíquota mínima de 30%, embora com algumas exclusões. No entanto, as alíquotas podem disparar ainda mais em breve se um acordo comercial com a China não for fechado até 12 de agosto.

Produtos do México podem ser enviados para os EUA com isenção de impostos se estiverem em conformidade com um acordo comercial assinado por Trump durante seu primeiro mandato.

Enquanto isso, produtos de Taiwan, Vietnã e Malásia deverão ser taxados em quase o dobro dos níveis atuais na próxima semana.

Embora os aumentos de preços tenham sido moderados, em geral, os computadores custaram aos consumidores quase 5% a mais em junho deste ano em comparação ao ano passado, de acordo com dados do Índice de Preços ao Consumidor.

Embora não esteja entre as cinco principais fontes de computadores produzidos no exterior, a Índia ainda é uma grande fornecedora de computadores e outros eletrônicos para os EUA. Produtos de lá estão sujeitos a tarifas mínimas de 25%.

Economistas do Laboratório de Orçamento de Yale estimam que as tarifas anunciadas por Trump na quinta-feira, se aplicadas por tempo indeterminado, podem causar um aumento de 18,2% nos preços de computadores e outros eletrônicos no curto prazo e de 7,7% no longo prazo.

Os autores consideram o curto prazo como um período de dois a anos, enquanto o longo prazo é de três a dez anos.

Roupas

Assim como no caso dos eletrônicos, os Estados Unidos compram grande parte de suas roupas de outros países. Os principais destinos incluem China, Vietnã, Bangladesh, Índia e Indonésia.

As tarifas que Trump está impondo a esses países têm impacto no custo do vestuário, especialmente porque esse é um dos principais produtos importados pelos EUA em geral.

O Yale Budget Lab estima que os preços podem subir 37,5% no curto prazo e 17,4% no longo prazo.

Relógios

Relógios de pulso são uma das principais exportações da Suíça para os Estados Unidos, país que deverá enfrentar uma tarifa “recíproca” de 39%. No ano passado, o país enviou mais de US$ 4 bilhões em relógios para os Estados Unidos.

Estima-se que os preços dos produtos de couro, que geralmente incluem relógios, aumentem 39,7% no curto prazo e 18,9% no longo prazo.

Sapato

China, Vietnã e Indonésia são os principais destinos onde os calçados são fabricados e as tarifas devem começar em um mínimo de 19% para os três países, na próxima semana.

Assim como os relógios, muitos tipos de calçados são feitos de couro e podem sofrer aumentos de preço semelhantes como resultado disso.

Bebidas alcoólicas

e importados representam 35% da de todas as vendas no mercado de álcool dos EUA, de acordo com a WSWA (Wine and Spirits Wholesalers of America).

As tarifas sobre produtos da União Europeia, um dos principais fornecedores de bebidas alcoólicas, incluindo , uísque e vodca, devem aumentar de 10% para 15%.

Mobília

O Vietnã é a principal fonte de móveis importados, seguido pela China.

Brinquedos

China e Vietnã são os dois principais países que enviam brinquedos para os Estados Unidos.

Marcas de brinquedos já vêm alertando sobre preços mais altos devido às tarifas aplicadas a produtos chineses. As tarifas mais altas sobre produtos vietnamitas também devem ser um ponto de pressão.

Quando poderão ocorrer aumentos de preços relacionados a tarifas?

Além do fato de que as empresas não repassaram totalmente os custos das tarifas aos consumidores até agora, na expectativa de maiores impostos de importação, muitas passaram meses estocando produtos.

É em parte por isso que os economistas do Goldman Sachs estimam que leva oito meses para que o efeito dos custos dos bens de importados “seja totalmente percebido nos preços ao consumidor”.

Fonte: CNN Brasil

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!