Estudo revela que Metformina pode reduzir risco de infarto em diabéticos tipo 2

Estudo revela que Metformina pode reduzir risco de infarto em diabéticos tipo 2

Pesquisadores liderados por Chang, Chou e YAng conduziram um coorte prospectivo – epidemiológico com um grupo de pessoas – com pacientes com diabetes tipo 2. O objetivo foi investigar o efeito da metmorfina na incidência de infarto agudo do miocárdio (IAM).

Os milhares de pacientes foram acompanhados no período de dezembro de 2024 até julho de 2025, tendo o estudo sido publicado no último 29 de julho na Science.

Infarto Agudo do Miocardio (IAM)a

Os estudos

Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: aqueles que faziam uso contínuo de metmorfina e aqueles que não utilizavam o medicamento.

Em seguida, aplicaram modelos estatísticos avançados, como análises multivariadas e métodos de ajuste por fatores de confusão. Garantindo, assim, que os resultados não fossem distorcidos por variáveis como : idade, sexo, histórico de hipertensão, colesterol alto e uso de outros remédios para diabetes.

Os indivíduos em tratamento com metmorfina


apresentaram menor incidência de infarto. Os autores destacaram que os resultados sugerem um efeito cardioprotetor da metmorfina, indo além do controle glicêmico.

Nossos achados reforçam que a metmorfina pode oferecer um benefício cardiovascular direto.

Os autores também levantaram hipóteses para explicar esses resultados, como o potencial efeito anti-inflamatório da droga e sua influência positiva sobre a função dos vasos sanguíneos.

Qual a relevância desse estudo

O diabetes tipo 2 está entre as doenças crônicas mais prevalentes do planeta, afetando 500 milhões de pessoas. Mas, o infarto por sua vez, é uma das principais causas de morte – de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Ademais, se um medicamento amplamente disponível como a metmorfina puder também proteger o coração, o impacto em pode ser enorme.

Além disso, os autores destacam que mais investigações são necessárias. Pois assim, será possível confirmar os mecanismos envolvidos e avaliar se os efeitos observados se mantêm em diferentes populaçõese contextos.

Em suma, esse estudo traz boas a futuros índices sobre o infarto e mostra que a metmorfina, não só ajuda a controlar o açúcar no sangue, mas também pode reduzir o risco dessa doença cardiovascular.

Enfim, vamos aguardar e “torcer” por novas atualizações sobre essa descoberta.

Esse conteúdo Estudo revela que Metformina pode reduzir risco de infarto em diabéticos tipo 2 foi criado pelo site Fatos .

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!