Parlamentares comentaram nesta terça-feira (29) a prisão da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP).
Zambelli foi incluída na lista de procurados da Interpol em 5 de junho.
A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e pela PF (Polícia Federal). De acordo com a defesa, a parlamentar se entregou às autoridades italianas.
Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, em 2023.
Veja abaixo manifestações de políticos brasileiros sobre a prisão:
Governistas
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Líder do PT na Câmara disse ser um “dia importante”.
“Zambelli presa. Já já é o Jair. Cuidado, Eduardo! Todos os que tramaram golpe contra a democracia terão um só um destino. Não tem chantagem alguma que vá mudar isso. Grande dia 👍🏽”, escreveu Farias.
Zambelli presa. Já já é o Jair. Cuidado, Eduardo! Todos os que tramaram golpe contra a democracia terão um só um destino. Não tem chantagem alguma que vá mudar isso. Grande dia 👍🏽 pic.twitter.com/KWNbBbDPDh
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 29, 2025
Guilherme Boulos (PSOL-SP)
Deputado federal publicou a frase “Carla Zambelli é presa na Itália:” com um vídeo de um homem soltando fogos de artifício.
Carla Zambelli é presa na Itália: pic.twitter.com/s6BQV0MZDE
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 29, 2025
Rogério Correia (PT-MG)
Parlamentar compartilhou a informação com uma foto de Zambelli em 2022, com uma arma em punho durante as eleições. “Ma que pena!”, escreveu.
🚨🇮🇹 ZAMBELLI PRESA NA ITÁLIA
Carla Zambelli foi PRESA na Itália, segundo informações da polícia italiana e do Ministério da Justiça brasileiro. Ma que pena! pic.twitter.com/lTShosIqu1
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) July 29, 2025
Oposição
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), compartilhou um vídeo afirmando que a deputada se apresentou espontaneamente às autoridades policiais na Itália “para começar o seu pedido de asilo político, bem como de não-extradição.”
“Ela fez essa apresentação no dia de hoje e agora seguirão os trâmites normais da justiça italiana”, afirmou Sóstenes.
“Queremos, daqui do Brasil, desejar toda a nossa solidariedade à nossa querida deputada Carla Zambelli e dizer que sempre estaremos ao seu lado contra a perseguição que ela vem sofrendo do judiciário brasileiro.”
*Publicado por Maria Clara Matos e Helena Prestes; matéria em atualização
Fonte: CNN Brasil