Nesta semana, uma nova tinta para telhados, desenvolvida com auxílio de Inteligência Artificial (IA), capaz de resfriar edifícios em até 2°C, reduzindo o uso de ar condicionado, e as emissões de carbono – de forma eficaz.
A inovação apoiada pela IA
Criada por uma equipe internacional de engenheiros. Os cientistas desenvolveram metaemissores térmicos tridimensionais, capazes de refletir a radiação solar e emitir calor em comprimentos de onda infra-vermelhos específicos.
Durante os testes, quatro materiais foram produzidos e aplicados em uma casa modelo. Aquela revestida com a nova tinta, apresentou temperaturas entre 5°C e 20 °C mais baixas – em comparação com telhados pintados de branco ou cinza sob sol intenso ao meio-dia.
Em um edifício de apartamentos localizado em um clima quente, como no Rio de Janeiro ou Bangkok, a economia estimada é de 15.800 kWh por ano. O que equivale ao consumo anual de 10 aparelhos de ar-condicionado.
O impacto socioambiental

“…mitigar o efeito de ilha de calor urbana…”
Além de reduzir custos e emissões, esses metaemissores podem mitigar o efeito de ilha de calor urbana, refletindo o calor do Sol e liberando radiação térmica de forma seletiva.
Contudo, pesquisadores sugerem ainda que esses materiais podem ser aplicados em tecidos, carros, roupas e até naves espaciais. Ampliando o raio de aplicação dessa incrível inovação.
Ademais, o pesquisador Kan Yao, afirma:
… os requisitos espectrais únicos do gerenciamento térmico o tornam particularmente adequado para o projeto de emissores térmicos de alto desempenho.
Desafios e próximos passos
Apesar dos avanços, ainda há barreiras a superar:
- A viabilidade de produção em larga escala e,
- a adaptação a diferentes climas e superfícies são pontos que exigem testes de longo prazo.
Além disso, é essencial garantir que essas tintas sejam acessíveis e seguras, com baixo teor de compostos orgânicos voláteis.
Portanto, a nova tinta desenvolvida por IA apresenta um grande salto tecnológico e sustentável. Ao reduzir a temperatura nos edifícios em até 2°C, ela cria uma alternativa eficiente à climatização por ar-condicionado e ajuda a combater o aquecimento urbano.
Enfim, com o avanço dessas tecnologias, podemos vislumbrar um futuro em que telhados e fachadas atuem como escudos térmicos ativos – gerando conforto, economia e contribuindo para um planeta mais fresco e sustentável.
Fonte: Só Notícia Boa
Esse conteúdo Adeus ao calor: Cientistas criam tinta que combate o calor urbano foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.