Amanhã, dia 9 de Agosto, celebramos o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Essa data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU em 1994.
A escolha da data e mudança da nomenclatura
A data escolhida marca a primeira reunião do grupo de trabalho sobre populações Indígenas, em 1982, e busca conscientizar sobre os direitos e a importância dos povos originários no mundo.
Mas, se você se lembrou da comemoração de 19 de abril (Dia do Índio), não foi um engano, ela foi inspirada no Congresso Indigenista Interamericano.
A autora do projeto de lei, Joênia Wapichana disse:
O propósito é reconhecer o direito desses povos, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, e assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico.
Entretanto, o termo “Índio” passou a ser amplamente criticado por não representar adequadamente a diversidade de etnias e culturas indígenas, além de carregar estereótipos históricos.
Ademais, a mudança de nomenclatura se deu em 8 de julho de 2022, desde então se chama “Dia dos Povos Indígenas”. A alteração teve muito respaldo das lideranças indígenas.

Daniel Munduruku
O escritor e linguista Daniel Munduruku afirmou:
Quando a gente comemora o Dia do Índio, estamos comemorando uma ficção… A palavra ‘indígena’ diz muito mais a nosso respeito que a palavra Índio. Pois significa aquele que está ali antes dos outros.
Enfim, tanto a data internacional quanto a mudança de nomenclatura, no Brasil, reforçam a importância de preservar línguas, tradições e direitos.
Afinal, é indispensável que valorizemos e protejamos a pluralidade das culturas dos povos originários.
Esse conteúdo 09 de agosto: Dia dos Povos Indígenas, os primeiros moradores do Brasil foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.