Menu

Notícias

Zelensky diz que deseja se encontrar com Lula na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta sexta-feira (24/2), que deseja se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Ucrânia.

A invasão russa ao território ucraniano completa um ano nesta sexta-feira. Ele revelou ter enviado convites ao líder do Executivo brasileiro.

“Eu lhe mandei convites para vir à Ucrânia. Realmente espero me encontrar com ele. Gostaria que ele me ajudasse e apoiasse com uma plataforma para dialogar com a América Latina”, disse Zelensky durante coletiva em Kiev.

Zelensky revelou estar “realmente interessado” e “esperando pelo encontro”. “Face a face vou me fazer entender melhor”, afirmou.

Mais cedo, Lula declarou que é “urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz”.

Desde o início do conflito, o Brasil assumiu uma postura de neutralidade ao não apoiar nenhuma das nações envolvidas.

Às vésperas do “aniversário” da invasão russa, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, afirmou que o país analisa a proposta de paz de Lula.

Zelensky também pretende encontrar o presidente chinês, Xi Jinping, após a anunciar plano para mediar processo de paz entre a Ucrânia e a Rússia.


source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários