Veja 4 frutas vermelhas ricas em antioxidantes para incluir na dieta

As frutas vermelhas, embora pequenas em tamanho, são gigantes em valor nutricional. Com tons que variam do vermelho ao roxo, essas frutinhas são consideradas por alguns especialistas um superalimento devido ao alto teor de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Apesar de serem bastante conhecidas, muitas pessoas não sabem ao certo quais frutas se enquadram na categoria “vermelhas”. Para esclarecer, o site Real Simple listou algumas opções que valem a pena incluir na dieta. São elas:

Açaí

Açai in natura
Açaí é uma ótima opção para acabar com a prisão de ventre

A nutricionista Maddie Pasquariello contou ao Real Life que o açaí, umas das frutas queridinhas dos brasileiros, está listado como uma das mais benéficas para a . De acordo com a especialista, a fruta desempenha um papel importante no movimento regular do intestino, sendo uma ótima opção para quem sofre de prisão de ventre.

Cranberry 

Grãos de cranberries
Cranberry reduz os riscos de infecções urinárias

Ao site, a nutricionista esportivo Umo Callins chamou atenção para uma particularidade famosa das pequenas esferas vermelhas. Ela contou que o cranberry é uma aliada importante para reduzir os riscos de infecções urinárias, uma vez que são ricas em proantocianidinas, um antioxidante capaz de impedir que bactérias invadam as células do trato urinário.

Mirtilo

Pote de mirtilo
Mirtilo auxilia na melhora da imunidade

Para quem deseja melhorar a imunidade, Pasquariello indica adicionar os mirtilos à dieta, uma vez que são ricos em vitamina C e A. Para além dessa propriedade, a especialista detalhou que a fruta garante ao corpo minerais como o cálcio, que contribui para ossos saudáveis.

Morango

Morangos
Consumo de morangos melhora a textura da pele

O Real Life apontou o morango como uma das frutas mais saudáveis. De acordo com o portal, uma xícara da fruta contém 85 miligramas de vitamina C, quantidade maior do que a recomendação diária para mulheres, de 75 miligramas, por exemplo. A nutricionista Maddie Pasquariello esclareceu que essa vitamina é tão boa para a imunidade quanto para a pele, desempenhando um papel importante na produção de colágeno, substância que contribui para deixar tudo mais firme.

E se congelar?

Frutas congeladas
Frutas congeladas não perdem as propriedades benéficas à saúde

Outra forma de incluir as frutas vermelhas na dieta é preparando smoothies e vitaminas, por exemplo. Para garantir mais sabor e uma melhor textura, muitas pessoas adquirem o hábito de congelar as frutas.

Para alguns, levar os alimentos ao congelador é visto como um desperdício das qualidades nutricionais. Mas, para a nutricionista Umo Callins, essa crença é coisa do passado.  

Ao site, ela contou que quando as frutas frescas são colhidas maduras, elas podem apresentar ainda mais benefícios para a saúde. O único problema é que uma fruta muito madura tende a apodrecer mais rápido. Então, para ela, uma saída de preservar os nutrientes e não perder o alimento é congelando. Mas não pode ser de qualquer jeito.

Ainda segundo o site Real Simple, existe uma forma correta de armazenar as frutas no congelador:

  1. Escolha os recipientes certos: utilize recipientes e embalagens próprios para freezer, como, por exemplo, os sacos plásticos que podem ser vedados. Eles garantem maior durabilidade e proteção contra umidade e odores do congelador.
  2. Separe porções pequenas: opte por recipientes menores e poucas porções. Ao tentar congelar muitas frutas de uma vez, o processo de congelamento se torna mais lento e as frutas acabam perdendo o frescor.
  3. Tire o excesso de ar: quando se deixa o ar no pacote congelado, a fruta pode ficar “queimada” e apresentar partes danificadas na hora do consumo.
  4. Armazene estrategicamente: certifique-se que os alimentos estejam completamente resfriados antes de congelá-los. Além disso, é importante ter um espaço ao redor do recipiente no freezer que permita a circulação de ar frio, acelerando o processo de congelamento.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.