‘Ubuntu Esporte Clube’: primeiro projeto audiovisual desenvolvido exclusivamente por jornalistas negros estreia na Globo

‘Ubuntu Esporte Clube': primeiro projeto audiovisual desenvolvido exclusivamente por jornalistas negros estreia na Globo
Foto: Jordan Silva

Estreia hoje, às 23h, na Globo, o Ubuntu Esporte Clube, primeiro projeto audiovisual desenvolvido exclusivamente por jornalistas negros. O programa, que nasceu como podcast em 2020, foi criado pelos jornalistas Diego Moraes, Marcos Luca Valentim, Pedro Moreno, Rafaelle Seraphim e Thales Ramos e irá ao ar quinzenalmente, além de integrar a grade de programação do SporTV.

E para o episódio de estreia da televisão, o convidado é o escritor e compositor Nei Lopes, um dos maiores intelectuais do Brasil e uma referência em estudos de África e diáspora africana. Lopes é vascaíno de carteirinha e foi sabatinado pelos jornalistas durante uma hora, abordando diversos assuntos: futebol, Pelé, samba, religião… “Estou me sentindo em casa”, afirmou.

Notícias Relacionadas


Foto: Jordan Silva/ Nei Lopes é o entrevistado do programa de estreia

O jornalista Marcos Valentim contou que estar na televisão era um dos objetivos do grupo. “Esse caminho a gente sempre buscou, na verdade. Sempre foi a ideia estar na televisão. Não só por ser televisão, esse glamour da televisão, não só por isso, mas principalmente por ser um canal para chegar em mais pessoas. Pela amplitude do debate, para conseguir propagar mais as reflexões que a gente propõe. As ideias. Não tem verdades absolutas, são ideias, são visões, são ângulos diferentes. Então a ideia de estar na TV sempre existiu. Agora com o movimento da área de esporte, da Globo fazendo. Tem vários podcasts, são mais de 40 podcasts na Globo e alguns podcasts já são de vídeo e estão sendo encaixados na programação. Então, a gente viu nessa brecha uma de colocar também a Ubuntu e a gente passou a trabalhar para isso acontecer. Então hoje o nosso podcast vira de fato, além de podcast, também um programa de televisão que vai ser quinzenal, às sextas-feiras às onze horas da noite e também com reprise no sábado, 10h da manhã, e também com reprises não programadas ainda na programação do Sport TV 1, 2 ou 3”, contou.

Para quem gosta de acompanhar o programa de áudio, o podcast Ubuntu Esporte Clube pode ser acessado na plataforma da Globo, através do interativos.ge.globo.com/podcasts/ e nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Apple.

Notícias Recentes




Comments


source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.