Tornados e tempestades deixam ao menos 14 mortos no sul dos EUA

Ao menos 14 pessoas morreram no sul dos Estados Unidos, depois que tornados e outras tempestades extremas varreram, na noite de sábado e na madrugada de domingo (26), os estados de Texas, Arkansas e Oklahoma, causando destruição em sua passagem, informaram as autoridades.

Os trabalhos de resgate prosseguiam e centenas de milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica após a passagem das tempestades em parte da região conhecida como Grandes Planícies. O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS) contabilizou 25 tornados no sábado.

No Texas, o xerife do condado de Cooke, Ray Sappington, declarou, neste domingo, a um canal local da rede ABC que sete pessoas morreram em uma área do norte de Dallas, que foi devastada por um tornado.

“Infelizmente, acredito que este número vai aumentar”, disse Sappington à imprensa mais cedo, acrescentando que as operações de buscas continuam.

O tornado destruiu casas e um posto de gasolina onde vários motoristas buscaram refúgio, deixando feridos, mas não vítimas fatais.

Vários veículos foram virados em uma rodovia interestadual, enquanto imagens na TV mostravam imóveis destruídos.

Sappington qualificou os danos como “bastante extensos”.

No Arkansas, cinco pessoas morreram por causa das tempestades, informaram as autoridades locais dos condados de Benton, Baxter, Boone e Marion.

Em Oklahoma, ao menos duas pessoas morreram depois que um tornado atingiu o condado de Mayes na noite de sábado, informou o chefe local da gestão de emergências, Johnny Janzen, à afiliada da Fox News em Tulsa.

Em Indiana, o começo das 500 Milhas de Indianápolis atrasou neste domingo por causa das tempestades na região, e o público foi aconselhado a deixar as arquibancadas e buscar abrigo.

Era esperada a presença de 125.000 pessoas para a corrida automobilística, uma das mais emblemáticas dos Estados Unidos.

À medida que o sistema de tempestades avançava pelo país, cerca de 450.000 pessoas ficaram sem energia elétrica do Texas ao Kansas, Missouri, Arkansas, Tennessee e Kentucky, segundo o site Poweroutage.us.

Os alertas de tornado seguiam ativos em vários locais.

Os tornados, fenômenos meteorológicos difíceis de prever, são relativamente frequentes nos Estados Unidos, particularmente no centro e no sul do país.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.