Saiba o que funciona durante os dias de folia do carnaval no Maranhão

Quem precisar de serviço em saúde pode procurar qualquer unidade da rede de Pronto Atendimento (Foto: Divulgação)

Com uma extensa programação, o Carnaval do Maranhão, realizado pelo Governo do Estado, começa na noite desta sexta-feira (9) com vários shows na Avenida Litorânea. A festividade muda a rotina da cidade e conforme o calendário do Executivo Estadual, os órgãos públicos terão ponto facultativo na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14), sendo mantidos os serviços essenciais.

O funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) segue normalmente. Já as Policlínicas terão expediente normal durante o sábado de carnaval (10), funcionando das 7h ao meio-dia, e voltando a atender na quinta-feira (15). O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) estará fechado na terça-feira, mas terá expediente das 7h30 às 12h na segunda e das 13h30 às 18h na quarta-feira.

O Shopping da Criança suspenderá o atendimento na unidade de São Luís nesta sexta-feira (9) e retomará o expediente na quinta-feira (15). Na unidade de Bacabal, o funcionamento será realizado normalmente até o meio-dia de sábado e retomado na quarta-feira.

Nas unidades do Viva Procon, o atendimento será suspenso de sábado até quarta-feira. Contudo, os consumidores poderão formalizar qualquer denúncia nesse período pelo aplicativo Viva Procon ou informar pelas redes sociais @proconmaranhao.

O funcionamento dos parques ambientais geridos pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) será mantido durante o carnaval, com exceção do Parque São João Paulo II, que ficará fechado ao longo do feriado. Também não haverá expediente nas casas de da rede estadual.

Quanto à segurança pública, serão mantidos os plantões de polícia ao longo de todo o período do feriado, com retorno do expediente nas delegacias a partir de quinta-feira. Ressaltando que, durante o carnaval, o policiamento ostensivo será reforçado, especialmente nos circuitos da folia.

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar no sábado (10) e domingo (11) de Carnaval em horário normal, conforme Convenção Coletiva de Trabalho 2024.

Na segunda (12) e terça-feira (13), as lojas estarão de portas fechadas, sendo vedado o uso da mão de obra do trabalhador, compensação ou inclusão em banco de horas a estes profissionais. Já na quarta-feira (14), o comércio abrirá as portas a partir das 13h.

A Fecomércio esclarece que as regras acima não se aplicam aos supermercados e farmácias, cujas respectivas Convenções Coletivas de Trabalho autorizam o seu funcionamento em horários normais durante esse período.

Aos segmentos não compreendidos pela base sindical da Federação do Comércio do Maranhão, a orientação é que busquem informações junto ao sindicato patronal da categoria para quaisquer deliberações sobre o exercício de suas atividades durante o Carnaval.

Shoppings

Tropical Shopping – Segundo a gerência as lojas fecharão às 21h de sábado (10) e só voltarão a funcionar na quarta-feira (14) a partir das 13h. Já os restaurantes funcionarão até o domingo (11) e fecharão na segunda (12) e terça-feira (13).

Shopping da Ilha – De acordo com a gerência, no sábado (10), as lojas, quiosques, praça de alimentação e lazer estarão abertas das 10h às 22h. No domingo (11), as lojas e quiosques estarão abertas das 13h às 21h, e a praça de alimentação e lazer funcionará das 12h às 22h. Na segunda (12) e terça (13) as lojas e quiosques estarão fechados, e a praça de alimentação e lazer funcionará das 12h às 22h. Na quarta-feira (14) as lojas e quiosques funcionarão das 13h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 12h às 22h.

Shopping Rio Anil – Conforme a gerência, na segunda-feira (12), as lojas, quiosques, casa lotérica, unidade hospitalar e clínica médica estarão fechados, o supermercado estará aberto das 9h às 22h, e a praça de alimentação das 12h às 22h. Na terça (13), as lojas, quiosques, casa lotérica, unidade hospitalar e clínica médica estarão fechados, a praça de alimentação estará aberta ao público das 12h às 22h e o supermercado das 9h às 22h. Na quarta-feira (14) as lojas e quiosques abrem das 13h às 22h, a casa lotérica das 13h às 20h, a unidade hospital funcionará das 7h às 20h e a clínica médica receberá o público a partir das 12h, a praça de alimentação estará aberta das 12h às 22h e o supermercado das 9h às 22h.

Supermercados

O Grupo Mateus informa que não haverá alteração no horário de funcionamento das suas lojas nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro na capital maranhense.

Bancos

As agências bancárias permanecerão fechadas na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14), de acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). Com isso, os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.