Saiba como fica o tempo pelo Brasil durante o Carnaval de 2024

Muitos foliões começam a se preparar para o Carnaval 2024 ainda nesta sexta-feira (9/2). Além da preocupação com os adereços para a folia, quem quer curtir a festa popular na rua também quer saber como ficará o clima durante os próximos dias. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para grande parte do país é de chuvas intensas e temperaturas elevadas.

O Carnaval é curtido de diferentes formas no Brasil. No Recife (PE), são esperados milhões de pessoas para acompanhar o Galo da Madrugada. No Rio de Janeiro (RJ), trios elétricos e bloquinhos de rua devem ser acompanhados por cariocas e turistas. As festas em Salvador (BA) começaram ainda nessa quinta-feira (8/2), e a expectativa é de que a folia se arraste ao longo do fim de semana.

Centro-Oeste

A previsão para a Região Centro-Oeste até a próxima segunda-feira (12/2) é de pancadas de chuva forte, com volumes que podem superar 60 milímetros. Rajadas de vento e possíveis quedas de granizo podem ser registrados em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, de acordo com o Inmet.

A previsão da plataforma Meteum é de trovoadas e temperaturas oscilando entre 20°C e 26°C, no sábado de Carnaval (10/2), em Brasília (DF). Em 11 de fevereiro, haverá chuva fraca e temperaturas entre 22°C e 24°C, durante o dia, e 19°C e 20°C, à noite. A segunda-feira deve ser de trovoadas isoladas e temperaturas entre 16ºC e 25ºC.

O fim de semana em Goiânia (GO) será de chuvas isoladas, mas com temperaturas entre 21ºC e 28ºC. Os foliões devem esperar uma massa de ar quente com leve brisa e temperaturas em torno de 29°C e 31°C ao longo da segunda de Carnaval.

Refúgio para os brasilienses que querem fugir da folia, Pirenópolis (GO) deve registrar muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do feriado. A previsão do Inmet é de que as temperaturas não superem 30ºC.


0

Sudeste

A Região Sudeste também deve enfrentar pancadas de chuvas, principalmente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

A cidade do Rio de Janeiro tem os tradicionais desfiles de escolas de samba e os trios elétricos pelas ruas. Para curtir o Carnaval, os foliões podem esperar por altas temperaturas e dias ensolarados, com poucas nuvens. A previsão da Meteum, entre sábado e quarta-feira (14/2) , é de temperaturas de 30°C a 32°C ao longo do dia, com os termômetros durante a noite, registrando entre 25°C e 26°C. Não há previsão de chuvas.

O Carnaval em São Paulo também deve levar milhares de pessoas às ruas e ao Sambódromo do Anhembi. A previsão para a capital, entre sábado e segunda, segundo o Inmet, é de céu nublado e temperaturas entre 19ºC e 34ºC. Chuvas isoladas podem ser registradas.

Nordeste

Com o Carnaval de rua embalado em diversas capitais do Nordeste, a previsão do Inmet é de chuvas intensas em áreas do , Piauí, sul do Ceará, oeste da Bahia, sertão de Pernambuco e Paraíba.

De acordo com o Inmet, os foliões que vão curtir o circuito Barra-Ondina, em Salvador, podem se preparar para chuvas isoladas durante todo o Carnaval. As temperaturas na capital baiana devem chegar aos 33ºC no sábado, e os termômetros não ficarão abaixo dos 25ºC ao longo do feriado.

No Recife, há previsão de chuva nas noites de segunda e terça-feira (13/2), segundo a Meteum. As temperaturas noturnas ficarão em torno de 26°C e 28°C, e as diurnas vão variar entre 29ºC e 31°C. Não há previsão de chuva.

Norte

A previsão do Inmet para a Região Norte é de acumulados de chuva superiores a 50 milímetros no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul e leste do Pará, Amapá e Tocantins.

Os foliões que forem aproveitar o Carnaval em Manaus devem esperar por temporais entre domingo e segunda, sendo prevista chuva fraca na terça. As temperaturas na capital amazonense devem ficar entre 35ºC e 25ºC.

Sul

A Região Sul deve registrar chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e sudeste de Santa Catarina durante o Carnaval. O Rio Grande do Sul está sob alerta de onda de calor, onde os termômetros devem ficar 5ºC acima do habitual para o período.

A previsão para Porto Alegre, segundo a Meteum, é de temperaturas elevadas entre sábado e segunda, com termômetros entre 34ºC e 36ºC ao longo do dia, mas deve persistir uma baixa nebulosidade. Na terça-feira, uma chuva fraca pode ser registrada na capital gaúcha.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.