Rodízio está supenso em SP durante o Carnaval e Quarta de Cinzas; entenda

A prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio de carros durante as comemorações da folia nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira de carnaval e na Quarta-feira de Cinzas (14). Algumas restrições continuam válidas, veja a seguir.

Como vai funcionar o rodízio no feriado e na emenda

A nota publicada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) detalha o funcionamento do rodízio nos dias de folia e quarta-feira de cinzas:

  • No dia 12 de fevereiro, segunda-feira: o rodízio de carros e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) estão suspensos.
  • No dia 13 de fevereiro, terça-feira: fretados e carros também poderão circular sem restrições, além disso, a Zona Azul (desde que não haja sinalização específica) e faixas de ônibus estarão liberadas.
  • No dia 14 de fevereiro: na quarta-feira de cinzas, apenas carros de passeio poderão circular sem rodízio.

Ainda, segundo informa a Prefeitura de São Paulo, continuam vigentes as restrições existentes na cidade, durante o período de carnaval:

• Rodízio de veículos pesados (caminhões);

• Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).

A Ciclofaixa de Lazer não será montada no domingo (11), bem como no domingo (18), retornando no dia 25/2. Para mais informações de trânsito, ligue SP156.

Qual o dia de rodízio de cada placa?

rodízio de carros em São Paulo foi criado em 1997 para limitar a quantidade de veículos nas vias da capital durante os horários de pico.

Durante o rodízio os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D'Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

 Segunda-feira: 1 e 2;

 Terça-feira: 3 e 4;

 Quarta-feira: 5 e 6;

 Quinta-feira: 7 e 8;

 Sexta-feira:  9 e 0.

Qual é o horário do rodizio em SP?

Em São Paulo, o rodízio de veículos vale de 7h às 10h, e de 17h às 20h.

Rodízio é apenas para placas de SP?

Não. Qualquer veículo que circular no dia que não é permitido será multado, independentemente da cidade de origem da placa.

Quanto é a multa por desrespeitar o rodízio?

Desrespeitar o rodízio em São Paulo é considerado uma infração de trânsito grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para quem circula com o veículo em horários e locais restritos é de R$ 130,16 e a penalidade inclui a aplicação de quatro pontos na carteira de habilitação do condutor.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.