Quem foi Toni Venturi, cineasta que morreu aos 68 anos

A notícia da morte do cineasta Toni Venturi, no último sábado (18/5), aos 68 anos, deixou artistas e o mundo do cinema em luto. E a coluna traz, agora, um pouco da história desse especialista, que se dedicada a defender o cinema nacional.

Formado em Artes Fotográficas-Cinema pela University of Ryerson, do Canadá, em 1984, Toni Venturi dirigiu longas como A Comédia Divina (2017), Cabra-Cega (2005) e Latitude Zero (2002). O cineasta também é o nome por trás dos documentários Rita Cadillac – A Lady do Povo (2010) e Dentro da Minha Pele (2020).

Em 2001, o cineasta foi presidente da Associação dos Cineastas Paulistas (Apaci) e também dirigiu o premiado O Velho, documentário sobre a vida do líder político Luís Carlos Prestes.

Em suas entrevistas, ele dizia que “o cinema devia ser feito para todos e por todos”. Toni Venturi deixou esposa, a atriz Débora Duboc, com quem era casado há 28 anos, e 2 filhos, Theo e Otto.


0

O velório do cineasta acontecerá nesta segunda-feira (20/5), das 13h às 20h, na Cinemateca Brasileira, localizada na Vila Clementino, zona sul de São Paulo. O corpo será velado na terça-feira (21/5). O local e o horário ainda não foram divulgados.

No Twitter, o presidente Lula lamentou a perda: “Toni Venturi foi cineasta, diretor de filmes de ficção e documentários. Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com , consciência social e solidariedade. Meus sentimentos e solidariedade para seus familiares, em especial sua esposa, Débora e filhos Theo e Otto, amigos, colegas e admiradores”, escreveu ele.

A confirmação da morte

O cineasta Toni Venturi morreu, no último sábado (18/5), aos 68 anos. De acordo com as informações divulgadas pela família, ele faleceu após passar mal enquanto nadava em uma praia no litoral de São Paulo.

A informação da morte foi confirmada pela esposa do cineasta, a atriz Débora Duboc. A família estava em São Sebastião, no litoral de São Paulo, para passar o fim de semana.

“Informo aos colegas e amigos que o cineasta Toni Venturi faleceu na tarde de hoje, 18, aos 68 anos, na localidade de Barra do Una, no município de São Sebastião. Toni, sentiu-se mal enquanto nadava na praia local”, diz o trecho do comunicado.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.