Menu

Economia

Protocolado requerimento que propõe no Ministério da Economia a viabilização da ZPE-MA

O requerimento com a proposta de criação da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA), a ser instalada no município de Bacabeira, foi encaminhado oficialmente, esta semana, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) ao Ministério da Economia.

A solicitação foi feita após um trabalho da equipe de técnicos e especialistas da SEDEPE, que instalou uma Comissão Estadual para implantação da ZPE-MA. Foram realizados estudos, analisados o histórico e as características das zonas de livre comércio exisitentes, estabelecendo incentivos fiscais, tributaries e cambiais, além de avaliação de outros aspectos estratégicos.

O secretário adjunto da SEDEPE, Geraldo Carvalho, chegou a participar, em junho, de evento mundial de zonas de exportação, realizado na Jamaica, para trazer ao Maranhão as experiências de diversos locais do planeta.

Entre os objetivos da ZPE maranhense estão a atração de investimentos, o aumento das exportações, a redução dos desequilíbrios regionais, a geração de empregos e rendas e a promoção de novas tecnologias.

Além do encaminhamento da formalização, o governador Carlos Brandão enviou ofício à secretária executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Natasha Martins Miranda, comunicando sobre o “embasamento técnico e econômico” para justificar a instalação da ZPE de Bacabeira.

“Com uma localização estratégica em relação aos mercados mundiais, integração modal inteligente e disponibilidade de insumos, a ZPE de Bacabeira reúne todas as condições necessárias à sua viabilidade”, assinalou Brandão.

 

Fonte: jornalpequeno.com.br

Saiba mais

Comentários