Produções dirigidas por Ava DuVernay para entender a luta da população negra nos EUA

Produções dirigidas por Ava DuVernay para entender a luta da população negra nos EUA
Foto: Guglielmo Mangiapane/REUTERS

O “Black History Month” ou “Mês da História Afro-Americana” é uma celebração estadunidense que tem como objetivo relembrar aos negros nos EUA sobre suas origens e homenagear os afro-americanos por suas contribuições na construção cultural do país. “Não há história americana sem história afro-americana”, afirmou em 2022, Sara Clarke Kaplan, diretora executiva do Antiracist Research & Policy Center da American University em Washington, DC.

Uma das vozes na luta pela ascensão negra no audiovisual, a cineasta Ava DuVernay tem feito trabalhos de sucesso no cinema e no streaming que ajudam a recontar a história da luta negra nos Estados Unidos, expondo também, o racismo sofrido pela população no país. E para ajudar você a entender a luta negra dos EUA, que se tornou uma referência para muitos países da diáspora africana, selecionamos algumas produções de DuVernay.

Notícias Relacionadas


Selma – Uma Luta pela IgualdadeDisponível no Prime Video

O filme de 2014 narra a história de Martin Luther King Jr., interpretado por David Oyelowo e mostra a atuação do pastor e ativista nas históricas marchas realizadas por ele e manifestantes a favor dos direitos civis em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

A 13ª Emenda – Disponível na Netflix

Com direção e roteiro de Ava DuVernay, o documentário lançado em 2016 discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos – “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado” – e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos, discutindo o encarceramento em massa que atinge, principalmente, a população negra.

Olhos que condenam – Disponível na Netflix

A série da Netflix conta a história dos cinco jovens negros do Harlem que foram acusados injustamente do estuprarem uma mulher no Central Park, em Nova York, nos EUA, em 1989. Eles só foram inocentados em 2014, depois que evidências de DNA comprovaram que o grupo não estava conectado ao brutal crime contra Trisha Meili.

Origin

O filme ‘Origin', dirigido por Ava Duvernay, é uma adaptação do livro de não-ficção “Caste: The Origins of Our Discontents” da jornalista norte-americana Isabel Wilkerson, que conquistou o Prêmio Pulitzer em 1994. O longa é estrelado por Aunjanue Ellis e Jon Bernthal e mostra como o sistema tácito que moldou os EUA e como as vidas hoje são definidas por uma hierarquia de divisões humanas, ou como a autora diz, castas. O filme estreou em janeiro nos Estados Unidos e ainda não está disponível para streaming.

Notícias Recentes




Comments


source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.