Menu

Notícias

Polícia Militar intensifica operações de prevenção da violência no Maranhão

A Polícia Militar do Maranhão informou que tem investido na intensificação de operações para o controle e prevenção da violência no estado. Neste sentido, as unidades policiais têm desenvolvido ações que visam aumentar a sensação de segurança da sociedade.

Dentre as unidades o 8⁰ BPM, comandado pelo Tenente Coronel QOPM Rayfran Mota Calvacante, opera para diminuir os índices criminais.

Conforme orientações do secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Silvio Leite e do comandante geral da PM, Coronel Emerson Bezerra, o batalhão tem se empenhado para garantir a ordem pública através da realização de diversas ações, como Operação Catraca, Tornado, Bairro Seguro e Saturação.

A PM ressaltou que a intensificação da Operação Catraca, por exemplo, colaborou para a redução de violência em relação ao ano anterior.

“A abordagem policial garante resultados nos índices de criminalidade, pois provoca a sensação de segurança na população. Temos a satisfação de receber os mapas do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e verificar que alguns destes índices estão zerados, o que comprova que a PM tem realizado sua missão com eficiência. Isso se dá pelo engajamento da tropa ao planejamento das ações de combate a criminalidade, bem como o apoio da comunidade a estas ações.”, afirmou o comandante do batalhão, Tenente Coronel Rayfran Mota.

Conforme dados estatísticos do CIOPS, de março até a primeira quinzena de agosto, foram realizadas um total de 450 operações, com 22.191 abordagens a coletivos, 70.250 a pessoas, além de 2.861 revistas a veículos e 3.669 a motos.

O resultado deste trabalho, segundo a PM, foi a redução de 58,6% no número de roubo a estabelecimentos comerciais, diminuição de 39,2% nos assaltos a coletivos, menos 51,2% no número de roubo a residências e ainda a redução de 34,9 % no roubo a pessoa. Foram apreendidas cinco armas de fogo e recuperados vinte e quatro veículos no período. “É importante enfatizar que o 8⁰BPM está entre os batalhões que realizam mais abordagens”, destacou a PM em nota.

Cabe ressaltar também que o batalhão tem intensificado policiamento ostensivo e preventivo em sua área de atuação com o acréscimo do número de viaturas operando e o apoio dos Grupos Táticos Móveis (GTM) a estas viaturas. De acordo com o Tenente coronel Rayfran Mota, o trabalho do GTM foi redirecionado a bairros pontuais no período noturno, que possui maior incidência de casos.

O coronel reforça que as viaturas e o GTM operam separadamente em duas partes, seguindo uma ação de Saturação no local, que contribui para a diminuição do número de ocorrências. A dinâmica de policiamento dos locais é feita em cerca de 90 bairros que compõem a área do batalhão, que íntegra o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Norte (CPAM Norte).

O Batalhão tem parceria com a comunidade, por meio do programa Pacto pela Paz, que colabora para promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.

“A Corporação está recebendo comentários positivos sobre as operações, demonstrando que a Polícia Militar não tem intenção de reprimir a liberdade da população maranhense, e sim proporcionar que estes direitos sejam exercidos de forma plena e digna”, finalizou a PM.

Fonte: jornalpequeno.com.br

Saiba mais

Comentários