Parque Rangedor ofertará serviços de saúde, cidadania e programação cultural neste sábado (1°)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov) promove, neste sábado (1º), o último evento “Mãe, vem pro parque!” de 2024. A expectativa é que o encerramento desta edição siga o mesmo sucesso dos eventos anteriores com a prestação de serviços públicos e atrações culturais. E para este fim de semana, o evento também terá novidades. A ideia agora é levar o maior número de serviços para quem for visitar o Rangedor na tarde de sábado.

Neste ano, a segunda edição iniciou no parque APA Itapiracó (bairro Cohab), passou pelo Parque Folclórico da Vila Palmeira e depois na Lagoa da Jansen. A programação é organizada pela Segov, em parceria com outros órgãos do Governo do Estado, entidades e organizações.

No Rangedor, o evento contará com o apoio do Viva Procon, que vai possibilitar ao público serviços como: emissão de cartão do SUS; 2ª via e consulta de CPF; carteira de trabalho digital; emissão de certidões negativas; orientações e formalização de denúncias ou reclamações. A Casa da Mulher Brasileira fará panfletagem sobre violência doméstica e proteção às mulheres.

A van do Direito da Defensoria Pública vai oferecer serviços de regularização de guarda consensual; pensão alimentícia; reconhecimento de paternidade voluntária; registros públicos (2ª via da certidão de casamento ou nascimento, retificação, restauração extrajudicial e registro tardio) e reconhecimento de união estável e divórcio consensual.

Também haverá participação de parceiros importantes com serviços de utilidade pública para o cidadão. A Equatorial Energia fará a apresentação de projetos sociais importantes como: E+reciclagem, E+educação, E+Economia; cadastro e informações sobre a tarifa social; além da troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED.

Empreendedorismo

Na oportunidade de negócios, as feirinhas com empreendedores de programas do Estado e outras instituições: Feira MA Preta; Cresol; Feira Com Elas, Semu, Setur e Ceprama; Feira da Agricultura Familiar, SAF; Feira da Cohama e o programa Mais Renda.

Bem-estar e lazer

No quesito bem-estar, oficinas de massagem, oficina de auto maquiagem, Laser Fast, distribuição de vouchers para depilação a laser.Para a diversão da garotada, a Secretaria de Estado dos Esportes (Sedel) trará jogos, cama elástica e piscina de bolinhas. Haverá também distribuição de trufas de chocolate e matracas, produzidas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Na área saúde, a odontologia vai ficar por conta do Sorrir Móvel, que vai oferecer: restauração, extração simples, raspagem, profilaxia e aplicação de flúor. Já a Liga Acadêmica da Anhanguera e alunos da UNDB farão distribuição de escovas de dente, orientarão sobre técnicas de escovação, aplicação de flúor e saúde bucal.

A Secretária de Estado da Saúde (SES) atuará com a vacinação de crianças e adultos e vai disponibilizar doses de imunizantes como: DPTA, DPT E DT (Tétano), Febre amarela, Hepatite A e B, HPV – Influenza, Meningo C E – Meningo ACWY (Meningite), Penta, Pneumonia, Rotavírus – Tríplice viral (Sarampo), Varicela (Catapora) e VIP e VOP (Poliomelite).

Fechando o evento, que vai até as 20h, atrações culturais como: Aulão de Zumba, Instituto Social Delas; show da Fabrícia e o Bumba Meu Boi Encanto da Ilha, em uma prévia do que será o São João do Maranhão. Em parceria com Corpo de Bombeiros do Maranhão, o evento também arrecadará donativos para os desabrigados da cheia no Rio Grande do Sul.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.