O que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o câncer de Charles

O Palácio de Buckingham anunciou, nessa segunda-feira (5/2), que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer. De acordo com comunicado, o monarca já começou o tratamento.

Apesar do anúncio, ainda não se sabe qual o tipo de câncer, nem o estágio ou tipo de tratamento que o rei vai se submeter. Nesta terça-feira (6/2), o primeiro ministro britânico, Rishi Sunak, revelou que a doença de Charles foi detectada precocemente.

Charles e Rishi Sunak conversando
Charles e Rishi Sunak

Questionado sobre como ficará a situação do país, Sunak disse: “Vamos continuar com tudo. Ele estará em nossos pensamentos e orações. Muitas famílias que ouvirem isso terão sido tocadas pela mesma coisa e sabem o que isso significa para todos. Então, estaremos apenas desejando que ele continue e esperamos superar isso o mais rápido possível.”

A notícia surgiu uma semana após o monarca deixar o hospital, onde estava internado, para realizar o tratamento de aumento de próstata.


0

“Sua Majestade optou por partilhar o seu diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa ajudar a compreensão pública de todas as pessoas afetadas pelo cancro em todo o ”, explica o comunicado oficial.

O que acontece após o diagnóstico de câncer?

A grande dúvida, a partir de agora, é sobre o que acontecerá com a coroa britânica. Circulam rumores de que Charles abdicaria do trono, contudo, o rei apenas vai deixar de realizar as atividades de atendimento público.

De forma prática, ele seguirá responsável pelos despachos internos e tarefas burocráticas da coroa, enquanto isso, a rainha Camila e o príncipe William vão dividir o peso dos compromissos oficiais.

Foto colorida mostra o rei Charles III e príncipe William sentados com roupas formais durante evento. Ambos são brancos e estão olhando sério para o lado - Metrópoles
Rei Charles III e príncipe William

“Testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de câncer. Sua Majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares”, informou o palácio nessa segunda-feira.

Apesar do diagnóstico, o rei está positivo e “está agradecido à sua equipa médica pela rápida intervenção, e que foi possível graças ao seu recente procedimento hospitalar”, dizia a nota.

Príncipe Harry e Meghan Markle

Príncipe Harry, Meghan Markle e Archie Mountbatten-Windsor
Príncipe Harry, Meghan Markle e Archie Mountbatten-Windsor

Charles fez questão de comunicar pessoalmente aos filhos e seus irmãos sobre a doença. Apesar da relação conturbada com o pai, Harry pegou um voo de emergência para estar ao lado do rei, em Londres. Meghan Markle, por outro lado, vai continuar na Califórnia com os dois filhos.

A atitude de Harry parece indicar uma trégua na rixa entre o príncipe e o monarca. Em entrevista a Oprah, em 2021, o príncipe chegou a relatar que Charles parou de atender suas ligações quando tentava discutir a renúncia como membro da realeza.

Foto colorida. Homem branco com roupa militar, homem ruivo com terno e duas mulheres com roupas pretas - Metrópoles
Harry, Meghan, rei Charles e Camila

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.