Novo livro revela a história de Tia Ciata, a matriarca do samba carioca

Novo livro revela a história de Tia Ciata, a matriarca do samba carioca
Foto: Reprodução

Intitulado “Tia Ciata, a grande mãe do samba”, o livro escrito por Nei Lopes e ilustrado por Rui Oliveira, acaba de ser lançado pela Editora Nova Fronteira e revela os segredos e a influência da famosa matriarca do samba carioca. Através da perspectiva da personagem fictícia Boneca, os leitores serão transportados para o universo fascinante de Tia Ciata.

Foto: Divulgação

O livro narra a jornada de Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata, uma mãe de santo que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do samba no Rio de Janeiro. Nascida na Bahia e posteriormente radicada na região da Pequena África, localizada no perímetro da Praça Onze, na capital carioca, Tia Ciata foi uma líder comunitária que acolheu músicos e artistas em sua casa, tornando-a o epicentro do samba na cidade. Foi em seu quintal que se acredita ter sido gravada a primeira de samba registrada, “Pelo Telefone”, atribuída ao compositor Donga.

Notícias Relacionadas


Além de sua contribuição para o samba, Tia Ciata também teve um papel importante na introdução dos pontos de religiões de matriz africana nas gravações da época, graças à sua influência e parceria com o amigo Getúlio Marinho, conhecido como Amor.

O livro, que adota o formato de álbum com imagens inspiradas no início do século XX, destaca-se pelas ilustrações de Rui Oliveira, um artista com vasta experiência em livros para crianças e jovens. Através das páginas de “Tia Ciata, a grande mãe do samba”, os leitores serão conduzidos por uma viagem visual e histórica que explora não apenas a vida de Tia Ciata, mas também a de outros ícones da música brasileira, como Chiquinha Gonzaga, Plácida dos Santos e Paulo da Portela.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Nova Fronteira (CLIQUE AQUI).

Notícias Recentes




Comments


source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.