Maranhão recebe primeiras doses da vacina contra dengue; crianças e adolescentes são o público-alvo

O recebe, nesta segunda-feira (12), a primeira remessa da vacina contra a dengue (Qdenga). As 40.610 doses serão destinadas aos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicialmente, o público-alvo será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença, após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o Informe Semanal das Arboviroses Urbanas da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA), em 2024, o Maranhão teve 64 casos confirmados de arboviroses, sendo 53 de dengue, 4 de Chikungunya e 7 de Zika. O boletim aponta ainda que existem dois óbitos em investigação por dengue, tendo um já sido descartado e outro segue em investigação.

Em 2023, houve notificação de 8.342 casos prováveis e 13 óbitos no Maranhão. O documento de acompanhamento do cenário foi uma das iniciativas disponibilizadas para o monitoramento estratégico.

 

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.