Lula visita Raúl Castro antes de Assembleia Geral da ONU em Nova York

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcou com destino a Nova York, nos Estados Unidos (EUA), neste sábado (16/9), para participar da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas — ele deve desembarcar antes da meia-noite de hoje. Antes, porém, ele fez uma parada não prevista na agenda para se encontrar com um velho amigo, o ex-líder de Cuba, Raúl Castro, irmão de Fidel Castro.

O encontro ocorreu na casa de Raúl, em Havana, capital cubana, e foi considerado uma visita pessoal, na qual o assessor especial Celso Amorim também participou. Lula estava em Cuba desde sexta-feira (15/9) para participar da cúpula do G77, grupo de países em desenvolvimento.

O mandatário brasileiro esteve em Cuba diversas vezes, em pelo menos seis anos (2003, 2008, 2010, 2016, 2021 e 2023). Antes de embarcar rumo a Cuba, na sexta-feira (15/9), Lula afirmou o seguinte: “Indo para Cuba. E também para abrir a assembleia-geral da ONU, em Nova York, completando essa volta do Brasil ao cenário internacional. Reabrindo diálogos e abrindo oportunidades de investimento e comércio para nosso país”.

Uma de suas mais extensas viagens a Cuba ocorreu em 2021, quando ficou na ilha por cerca de um mês, após contrair Covid-19 e ser obrigado a cumprir quarentena no país. Ele também viajou para o pais caribenho em 2016, quando participou do cortejo fúnebre em homenagem a Fidel Castro (1926-2016), ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, que também compareceu ao evento.

Assembleia-Geral da ONU

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorre a partir da próxima terça-feira (19/9), se estendendo até o dia 26 deste mês. O encontro reúne cerca de 193 países. O Brasil costuma abrir o evento.

Neste ano, o tema será “Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas”.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.