Menu

Economia

Lula se encontra com presidente do Uruguai nesta quarta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra nesta quarta-feira, 25, com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, em Montevidéu. A cidade é a última parada de Lula antes de retornar ao Brasil após a primeira viagem internacional do mandato.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Na reunião, Lula tentará convencer o presidente uruguaio de priorizar os países da América do Sul nas relações comerciais. O Uruguai negocia um acordo comercial com a , o que, se concretizado, enfraqueceria o Mercosul. É esperado que o Brasil ofereça um pacote, como de obras de infraestrutura entre os países e redução de tarifas de importação de produtos, para que o país vizinho siga no bloco.

Na terça-feira, 24, Lacalle Pou chamou o bloco de “protecionista” e reafirmou que o Uruguai “tomou uma decisão de avançar com a China para um acordo de livre-comércio bilateral”.

“Se é junto com a permanência do Mercosul, melhor”, afirmou o presidente do Uruguai, em meio às reuniões da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires, na Argentina.

Lacalle Pou não especificou se espera condições comerciais melhores dentro do Mercosul ou se tem alguma proposta para aprimorar o tratado em negociação com o país asiático. “O Uruguai está aberto para o mundo. O Mercosul é a quinta região mais fechada do planeta”, disse. “Vamos ouvir o que Lula tem a dizer”, acrescentou.

O embaixador Celso Amorim, assessor especial de Lula, disse nesta terça-feira que o Brasil valoriza muito a relação com o Uruguai, mas que “o Mercosul deve ser preservado”.

 

(Com informações de Estadão Conteúdo)

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários