São Paulo — Um trem da Linha 9-Esmeralda descarrilou no início da noite desta sexta-feira (17/11), nas proximidades de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. É pelo menos o segundo incidente nesta semana envolvendo composições da linha, concedida à ViaMobilidade.
“Devido a um descarrilamento na região de Santo Amaro, a circulação de trens da Linha 9-Esmeralda está interrompida em ambos os sentidos entre as estações Santo Amaro e Bruno Covas-Mendes / Vila Natal desde as 18h16 desta sexta-feira. Ninguém ficou ferido. 50 ônibus gratuitos do PAESE foram acionados para atender os passageiros entre as estações João Dias e Bruno Covas-Mendes Vila Natal. A transferência com a Linha 5-Lilás, em Santo Amaro, foi fechada para controle de fluxo”, afirma a empresa.
Segundo a concessionária ViaMobilidade , a circulação de trens entre Santo Amaro e Osasco segue normal. “Os passageiros estão sendo orientados por meio de avisos sonoros e pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) nas estações”, diz, em nota.
Na última segunda-feira (13/11), um trem perdeu tração pouco antes das 19h na estação Autódromo e precisou ser recolhido, gerando atrasos e lentidão.
Acordo entre ViaMobilidade e MPSP
Nesta semana, a ViaMobilidade e o Ministério Público (MPSP) assinaram um acordo pelo qual a concessionária se compromete a desembolsar R$ 786 milhões, sendo R$ 150 milhões em indenização por danos morais.
No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o MPSP listou seis descarrilamentos ocorridos nas linhas 9 e 8-Diamante desde o início da concessão, em janeiro de 2022.
Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.