Jay-Z critica Grammy e cita Beyoncé em discurso; Confira a lista de artistas negros premiados e os acontecimentos da noite de premiação

Jay-Z critica Grammy e cita Beyoncé em discurso; Confira a lista de artistas negros premiados e os acontecimentos da noite de premiação

Homenageado com o Dr. Dre Global Impact Award durante a cerimônia do Grammy 2024, o rapper e empresário Jay-Z fez um discurso expondo as injustiças vivenciadas por artistas negros ao longo dos anos de existência da maior premiação de música do . Ao lado da filha mais velha, Blue Ivy, ele apontou a contradição por Beyoncé ser a artistas mais premiada do Grammy e nunca ter ganhado na categoria ‘Álbum do Ano': ” isso não funciona”.

Bastante aplaudido, Jay-Z começou seu discurso agradecendo ao rapper Dr. Dre por conquistar espaços para artistas do Hip Hop: “Todas as portas foram abertas. Você sabe que nos mostrou que podemos ser um rockstar. Vendo você em uma Rolling Stones!”, disse. Ele também lebrou que m 1989, Will Smith e DJ Jazzy Jeff boicotaram o Grammy por não ter transmitido os prêmios de rap na televisão naquela época.

O pai de Blue Ivy citou seu próprio boicote à premiação em 1998, quando o rapper DMX não foi indicado mesmo lançando dois álbuns de muito sucesso nesse mesmo ano. “Só estou dizendo, nós amamos vocês, nós amamos vocês, nós amamos vocês e queremos que vocês acertem. Pelo menos chegue perto do certo.”

Foto: VALERIE MACON/AFP VIA GETTY

Em seguida, citou Beyoncé, com quem é casado desde 2008, lembrando que a cantora é a artista com o maior número de Grammys da história, com um recorde histórico de 32 vitórias no ano passado, e nunca foi reconhecida na categoria “Álbum do Ano”: “Não quero envergonhar esta jovem, mas ela tem mais Grammys do que qualquer um e nunca ganhou o álbum do ano”, disse ele sobre Beyoncé. “Mesmo pela sua própria métrica isso não funciona. Pense nisso, a maioria dos Grammys, nunca ganhou o álbum do ano, isso não funciona.”

“Alguns de vocês vão para casa esta noite e se sentirão como se tivessem sido roubados. Alguns de vocês podem ser roubados”, disse. “Alguns de vocês não pertencem a esta categoria.”, ironizou o músico, que afirmou que fica nervoso quando diz a verdade. “Fora isso, temos que continuar aparecendo”, disse ele. “E esqueça o Grammy por um segundo. Apenas na vida. Continue aparecendo. Você tem que continuar aparecendo até que eles lhe dêem todos os elogios que você acha que merece. Até que te chamem de presidente, até que te chamem de genuis, até que te chamem de o maior de todos os tempos. Você me sente?”, finalizou.

Tracy Chapman faz performance emocionante

Foto: Reprodução

A apresentação da cantora Tracy Chapman durante a 66ª edição do Grammy também foi bastante comentada. A performance de Chapman levou seu hit “Fast Car” ao primeiro lugar no topo das paradas do iTunes após 36 anos de seu lançamento. A artista surpreendeu os presentes ao aparecer durante a cerimônia. Esta foi a primeira vez que ela subiu ao palco depois de sua última apresentação de 20212.

Tracy Chapman se apresentou no Grammy ao lado do cantor Luke Combs, que concorria à categoria “Melhor Performance Country Solo” pela nova versão da música de Chapman. A regravação da canção em 2023, liderou a Hot Country Songs e Country Airplay rendeu a Chapman o título de primeira mulher negra a obter uma canção country número 1 com uma composição solo.

Confira quem foram os artistas negros premiados na noite do Grammy

Victoria Monét

Imagens: Reprodução

A artista venceu nas categorias ‘Artista Revelação', ‘Melhor Engenharia de Álbum', ‘Melhor Álbum de R&B', pelo disco ‘Jaguar II'.

Tyla

Imagem: Reprodução

A artista sul-africana foi a vencedora da categoria ‘Melhor Performance de Música Africana' inaugurada nesta edição do Grammy Aweards. A cantora e compositora venceu com a canção ‘Water'. Em seu discurso, ela destacoi: “Deus decidiu que iria mudar minha vida”.

SZA

Imagem: Reprodução

Com SNOOZE, SZA venceu o prêmio na categoria de ‘Melhor Música de R&B'.

Killer Mike

Imagem: Reprodução

O rapper de 45 anos ganhou nas três categorias em que concorreu: ‘Melhor Performance de Rap e ‘Melhor Música de Rap' com Scientists & Engineers, em parceria com André 3000, Future e Eryn Allen Kane, e na categoria de ‘Melhor Álbum Rap' por Michael.

Na saída do Grammy, o rapper foi autuado por contravenção de agressão. Vídeos mostram Mike saindo algemado cercado por policiais. Ainda não se sabe o que teria ocorrido.

Theron Thomas

Foto: Reprodução/ Grammy

Vencedor da categoria compositor do ano (Não Clássico), Theron Thomas foi indicado para vários sucessos de hip-hop e R&B, incluindo “Been Thinking” de Tyla e “All My Life” de Lil Durk com J. Cole. No discurso de vitória, Thomas lembrou uma fala de seu pai quando ainda era criança: “Meu pai me disse quando eu tinha nove anos, Theron, você vai ganhar um GRAMMY”.

Samara Joy

Imagem: Reprodução

A norte-americana, Samara Joy, venceu na categoria “Melhor Performance de Jazz” pelo segundo ano consecutivo.

Coco Jones

Foo: Reprodução

A atriz, cantora e dançarina norte-americana foi escolhida como “Melhor Performance de R&B”. Essa foi a primeira vez que ela ganhou o prêmio.

Dave Chapelle

O comediante Dave Chapelle foi contemplado na categoria ‘Melhor Álbum de Comédia' pelo trabalho “Dave Chappelle: What's in a Name?”. Este é o quinto prêmio recebido pelo artista.

Michelle Obama

A ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, ganhou seu segundo Grammy. Michelle foi escolhida na categoria “Melhor audiolivro, narração e narrativa” por The Light We Carry: Overcoming In Uncertain Times.

Alicia Keys

A cantora ganhou o prêmio na categoria “Melhor Álbum de Áudio Envolvente”.

Lil Durk

O jovem de 31 anos foi escolhido na categoria “Melhor Rap Melódico”.

Babyface

O lendário artista, cantor de R&B, ganhou 12 Grammy da carreira na categoria “Melhor Canção Nova”.

Lecrae

Rapper, produtor e ator, Lecrae é um músico evangélico e venceu nas categorias “Melhor Álbum de Música Cristã Contemporânea” e “Melhor Performance/Música Cristã Contemporânea”.

J Ivy

Poeta, artista de palavras faladas, compositor e autor, J Ivy venceu o Grammy na categoria “Melhor Álbum de Poesia de Palavras Faladas”.

Susan Carol

A cantora inglesa, Susan Carol, venceu na categoria “Melhor Performance Tradicional de R&B” pelo hit Good Morning, gravado em parceria com o cantor norte-americano PJ Morton.

Notícias Recentes




Comments


source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.