Impacto do Exercício e da Nutrição na Osteoporose e na Sarcopenia.

Osteoporose e sarcopenia são doenças que afetam o sistema mioesquelético e ocorrem frequentemente em adultos mais velhos. Caracterizam-se por baixa densidade óssea e perda de massa e força muscular, fatores que reduzem a qualidade de vida e a mobilidade.

Recentemente, além das intervenções farmacêuticas, muitos estudos se concentraram em abordagens não farmacêuticas para a prevenção da osteoporose e da sarcopenia com exercícios e nutrição, sendo as mais importantes e bem estudadas delas. O objetivo deste artigo  édescrever o papel do exercício e da nutrição na prevenção da osteoporose e da sarcopenia em adultos mais velhos, além de  definir a incidência de osteosarcopenia.

A maioria dos estudos mostra que exercícios de resistência previnem o desenvolvimento de osteoporose e sarcopenia. Além disso, a ingestão de proteínas e vitamina D, bem como uma dieta saudável, apresentam um papel protetor contra o desenvolvimento das doenças ósseas acima. Embora os papéis do exercício e da nutrição na osteoporose e na sarcopenia pareçam ter sido amplamente avaliados na literatura nos últimos anos, a maioria dos estudos realizados apresenta alta heterogeneidade e pequeno tamanho amostral.  

Além disso, a osteosarcopenia parece ser causada pelos efeitos da osteoporose e da sarcopenia em idosos. Metanálises maiores e estudos controlados randomizados são necessários, elaborados com base em critérios de inclusão rígidos, a fim de descrever o papel exato do exercício e da nutrição na osteoporos e  na sarcopenia

                                                                               DR.ROMULO PAVÃO

Emagrecimento & Performance

Idealizador e coordenador do programa antiobesidade

CRM-MA:10517

Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzemmuitos a serão como estrelas, para todo o sempre ”  DANIEL 12.3

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.