ID_BR anuncia os vencedores do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) acaba de anunciar os vencedores da sexta edição do ‘Prêmio Sim à Igualdade Racial', a maior premiação sobre pauta racial da América Latina, que reconhece os principais nomes de pessoas, empresas, instituições e iniciativas que atuam ativamente pela igualdade racial no Brasil, causando impacto positivo nas comunidades preta e indígena.

Entre os vencedores deste ano estão: o jornalista Rene Silva na categoria ‘Raça em Pauta‘, Família Quilombo por ‘Influência e Representatividade‘ e a vice-presidente do Ifood Impacto Social Luana Ozemela, por ‘Liderança'.

Notícias Relacionadas


O evento foi realizado no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, e será transmitido hoje, a partir das 19h30 no Multishow, amanhã (27), no Canal Bis, e domingo (28) na TV Globo após o Fantástico, além do canal do ID_BR no Youtube.

O jornalista Rene Silva ganhou o prêmio na categoria ‘Raça em Pauta' (Foto: Lilo Oliveira)

A temática da premiação deste ano, é ‘Origens e Raízes', que busca unir ancestralidade, natureza e futuro, ao conectar as culturas indígenas e africanas com foco em suas mitologias, e conta com a direção geral de Luana Génot e Tom Mendes.

O prêmio conta com a apresentação de Sheron Menezes, Lucy Alves, Thelma Assis e Paulo Vieira, além de atrações musicais como Carlinhos Brown, Kaê Guajajara, Katu Mirim, Edivan Fulni-ô e Mc Soffia. Gloria Maria e Pelé, por sua gigante representatividade e luta pela igualdade, foram homenageados durante o evento.

Sol Terena levando o prêmio na categoria ‘Trajetória Empreendedora (Foto: Ari Kaye)

Ao total, a premiação possui dez categorias que estão divididas em três pilares: Empregabilidade, e Educação. Com a Empregabilidade, o objetivo é reconhecer empresas que valorizem e possuam práticas antirracistas, como programas internos direcionados ao tema, grupos de trabalho e posicionamentos perante o público externo.

O pilar de Cultura é dedicado às indicações de cantoras/cantores, produtores culturais, produtores musicais, artistas negros e indígenas que tenham um portfólio com experiência consolidada. Na Educação, o intuito é premiar iniciativas que buscam promover a igualdade racial como formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado.

Família Quilombo foi a grande vencedora da categoria ‘Influência e Representatividade' (Foto: Shouriço)

Os vencedores das categorias receberão a estatueta ornada pela obra ‘Mad World', do artista plástico Vik Muniz, que retrata um globo terrestre a partir de acontecimentos importantes pelo mundo.

O ator e comediante Yuri Marçal comandou junto da atriz Jennifer Nascimento o SIM Carpet do evento, momento de recepção dos participantes. Outras personalidades confirmadas no SIR 2023 são as cantoras Marvilla, Liniker, Kynnier Williams e Melly; a atriz e modelo Eunice Baía, além dos ex-BBBs, a modelo Tina Calamba e o médico Fred Nicácio.

Kaê Guajajara e Fred Nicácio no SIM Carpet (Foto: Gustavo Henrique)

Veja a lista completa dos vencedores:

Categoria: Arte em Movimento – Uyra Sodoma

Categoria: Raça em pauta – Rene Silva

Categoria: Influência e representatividade digital – Família Quilombo

Categoria: Educação e oportunidades – Acessibilindígena

Categoria: Intelectualidade – Davi Kopenawa

Categoria: Inspiração – Cristine Takuá

Categoria: Liderança – Luana Ozemela

Categoria: Trajetória empreendedora – Sol Terena

Categoria: Comprometimento Racial – Mover

Categoria: Antirracismo Ambiental (homenagem) – Francisca Arara

Categoria: Liderança Internacional (homenagem) – Robert F. Smith

Categoria: Destaque publicitário – Marvel

Notícias Recentes




Comments


source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.