Governo nomeia nova reitora interina na Uergs

Governo nomeia nova reitora interina da UERGS

Foto: Uergs/ Reprodução

Uergs vive impasse administrativo desde que o resultado das eleições de 2022 foram impugnados pela chapa que recebeu menos votos

Foto: Uergs/ Reprodução

O governo do estado nomeou a professora Sandra Monteiro Lemos para o cargo de reitora temporária da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Sandra Lemos foi vice-reitora da Uergs na gestão do reitor Leonardo Bertold (2018/2022), que concorreu à reeleição em 2022.

A universidade está desde meados de 2022 sem reitoria efetiva devido à judicialização das eleições realizadas em agosto daquele ano.

A nomeação de Sandra e a destituição do reitor interino, Fernando Guaragna Martins, foram publicadas pelo governo do estado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 2. Sandra ocupa o cargo de maneira pro tempore, ou seja, por 12 meses. O ex-reitor interino, Fernando Guaragna, nomeado em 2022, ultrapassou o período de doze meses estabelecido no Decreto Estadual 43.240/04.

Guaragna, que já fora reitor da universidade, foi nomeado pelo próprio governo do estado em 7 de novembro de 2022 e assumiu temporariamente a reitoria para administrar a crise que se instalou na instituição.

O resultado da eleição foi inicialmente questionado pela chapa que recebeu menos votos, representada por Leonardo Bertold, o que desencadeou sucessivas medidas judiciais. O impasse envolve a paridade dos votos dos estudantes.

Sandra Lemos é professora, doutora em Educação pela Uergs, coordenadora estadual do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid no Rio Grande do Sul (Forpibid-RS), integrante do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Fepad-RS). Foi consultora no Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira – Inep (2012–2014) e consultora pedagógica da Unesco (2005–2006), além de possuir experiência como docente no Ensino Superior em cursos de graduação e de pós-graduação (2008-2014) e de planejamento e avaliação educacional. Atuou na Secretaria da Educação do Estado como titular-adjunta da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação.

“Fui consultada por representantes do Governo, em janeiro deste ano, sobre a possibilidade de assumir a gestão da Universidade. Sempre tive um compromisso com a legalidade e com as instituições e aceitei este desafio com o intuito de contribuir com a Uergs, neste momento tão complexo, e de fazer com que a Universidade continue no seu rumo de desenvolvimento, que é um compromisso expresso no PDI 2022-2032”, afirma a reitora.

source

Outras notícias

Saiba mais

Comentários

.